Por que comprar um relógio de ponto de código de barras?
Relógios de ponto apresentam cada vez maior versatilidade quanto aos métodos de identificação. Um dos mais conhecidos é a leitura de código de barras - talvez um dos primeiros modelos a ser incorporados aos controladores de jornada - ainda muito utilizado por uma série de vantagens que apresenta.
Os dispositivos multifuncionais dão mais autonomia a empregadores e empregados, uma vez que a dependência de um único instrumento de identificação nem sempre é ideal.
A identificação biométrica, por exemplo, apesar de absolutamente eficaz, eventualmente causa transtornos para o colaborador. Profissionais que trabalham com materiais corrosivos - produtos de limpeza, gesso, ácidos e até giz - podem “perder” a impressão digital com os anos.
Na verdade, o desenho dos dedos nunca some, mas pode ser comprometido com pequenas feridas ou eventuais falhas.
Quando este profissional tenta “passar o dedo”, não consegue, e acaba provocando filas logo na entrada ou saída do pessoal.
O mesmo vale para um relógio de ponto que funcione apenas com senha.
Hoje em dia, são tantos números que precisamos guardar - documentos pessoais, senhas de celular e aplicativos, dados bancários… - que não é difícil se ver às voltas com um “apagão” na hora de digitar um código. De novo, filas.
Por isso, a adoção de apenas um método de identificação não se mostra uma escolha inteligente por parte do departamento pessoal - e o cartão com código de barras cabe perfeitamente como uma medida adicional.
Qual a vantagem do relógio com cartão de código de barras?
Se os funcionários de sua empresa usam crachás de identificação, você já tem a resposta.
O cartão com código de barras não é apenas um item adicional na identificação no relógio de ponto, como também pode funcionar como um instrumento de identificação interna, contendo foto 3x4, o setor em que o profissional trabalha, nome completo, entre outras informações.
O trabalhador chega no serviço, “passa o cartão” e já o mantém pendurado no pescoço ou em outro lugar visível.
No dia a dia da empresa, verifica-se que quando o crachá está relacionado com a marcação de ponto, é menos comum que o profissional esqueça o item em casa ou no armário da empresa.
Ou seja, o empregador garante duas coisas simultaneamente: o controle rigoroso das jornadas e a identificação do profissional.
Como funciona a leitura do código de barras?
O relógio de ponto precisa ser colocado na entrada e saída dos profissionais, em distância e altura estabelecidas em normas técnicas do antigo Ministério do Trabalho e do Inmetro. Recomenda-se, naturalmente, que o dispositivo fique protegido do sol e da chuva.
O equipamento demanda uma instalação à rede elétrica, que pode ou não estar amparada por geradores em caso de falta de abastecimento. Ligações com cabos ou Wi-Fi aprimoram o sistema, levando os dados para o software de gerenciamento da folha.
Como instalar o relógio de ponto?
Essa é outra dúvida muito frequente e a resposta é bem simples.
Funcionários do departamento pessoal têm senhas específicas de administradores do equipamento, certo?
Quando um trabalhador novo chega na empresa, o pessoal do RH faz o cadastro de um cartão novo - “virgem” - e incorpora as informações: nome, CPF, PIS, CNPJ da empresa, tudo conforme manda a portaria do MTE.
Pronto: feito esse cadastro inicial, o cartão recebe as informações do funcionário e não pode ser adulterado.
Em empresas maiores, também é possível oferecer outro cartão para acesso a refeitório ou lanchonete da empresa, vinculando aos descontos na folha de pagamento. É sempre preciso ressaltar, contudo, que o cartão utilizado no relógio de ponto deve ser exclusivo para essa finalidade.
Qual o melhor produto?
Desenvolvido para atender a todas as especificidades das empresas, o relógio de ponto REP iDClass Bio Barras, da Control iD, tem alta performance na rotina do controle de jornada nas empresas.
O dispositivo é multifuncional (biometria, código de barras e senha), permite a impressão rápida dos comprovantes com guilhotina acoplada, tem capacidade para imprimir até 10 mil tíquetes/bobina e possui um display de 2.4’’ com interface amigável e intuitiva para o usuário.
Tudo isso em atendimento às exigências trabalhistas e com design compacto e arrojado. Conheça melhor o produto aqui e faça já uma cotação.