Ferramentas
Esta seção irá detalhar as funcionalidades, configurações e personalizações que são possíveis de serem feitas de acordo com a necessidade do operador do iDSecure.
Câmeras
Essa funcionalidade permite a integração de câmeras com os eventos dos terminais de acesso. É possível vincular uma câmera externa para obter fotos durante os seguintes eventos de acesso: acesso liberado, acesso negado, usuário não identificado e alarme disparado. Para adicionar uma nova câmera basta clicar no botão adicionar, que pode ser visto no canto superior esquerdo da figura abaixo:
Na página que irá abrir, deve ser colocado as credenciais da câmera a fim de habilitar corretamente a integração. Também é possível selecionar quais dispositivos estarão sendo integrados com a câmera. Isso pode ser feito clicando na aba "Dispositivos", vista na imagem a seguir.
Configurações
A página de configurações abrange diversas opções de definições do modo de funcionamento do iDSecure. Por este motivo, as configurações estão separadas em seções dispostas em diferentes abas, são elas: Geral, Acesso, Tela de visitante, E-mail, E-mail de QR-Code, Impressora do QR-Code, Impressora de Cartões, Importar e Campos Customizáveis. Para mudar de uma seção de configuração para outra, basta clicar na aba desejada. O contéudo de todas elas é explicado a seguir:
Geral
Aqui pode-se ajustar, conforme a necessidade, as definições mais amplas do iDsecure. Na primeira imagem de tela desta seção (mostrada na sequência) temos as configurações de Cartão, Cadastro de novas pessoas, Idioma, Banco de dados e Dias de Retenção.
- Cartão
Temos a opção de escolher a tecnologia (ASK ou Mifare) e o tipo de identificação do cartão, cujas opções variam conforme a tecnologia escolhida.
- Cadastro de Novas Pessoas
É possível definir se ela estará automaticamente no departamento padrão, se o usuário será salvo em contigência por padrão e se o reconhecimento facial deve ser habilitado por padrão.
- Idioma
As opções de idioma são: Portugûes, inglês e espanhol. Além disso, pode-se alterar a sigla do documento de identificação de pessoas (o padrão é "CPF") e a sigla do documento de identificação de empresas (o padrão é "CNPJ").
- Banco de dados
As opções de banco de dados que podem ser utilizados são: SQLite, MySQL e MS-SQL 2014 ou superior. É possível definir se o backup do banco de dados será diário e o horário do backup.
- Dias de Retenção
Nesta parte, têm se o ajuste dos dias de retenção dos arquivos de log. Da mesma forma, pode-se ajustar o tempo de retenção dos arquivos de backup de banco. (o tempo de retenção padrão é de 15 dias)
Na continuação da página, mostrada a seguir, há mais opções de configurações: Controle de vagas, Modos de Exceção, iDSecure SaaS e Senha Mestre para equipamentos.
- Controle de vagas
Ativa ou desativa o controle de vagas de estacionamento.
- Modos de Exceção
Habilita ou desabilita o modo de exceção, o qual permite ativar na tela de dispositivos os modos de Emergência (todas as portas abertas) ou Trancado (todas as portas trancadas).
- iDSecure SaaS
Realiza a exportação para o iDSecure Saas (Software as a Service).
- Senha Mestre para equipamentos
Definição de uma senha mestre dos equipamentos.
Por fim, na última parte das configurações gerais encontram-se as definições de Senhas de Login e Configurações de Dashboard:
Após realizar as alterações desejadas, para aplica-las basta clicar no botão "Salvar" no fim da página.
Acesso
As configurações a seguir permitem ajustar as definições relacionadas ao acesso de pessoas. A maior parte delas cabe ao operador definir se deseja habilitar ou não a funcionalidade. Alguns dos ajustes possíveis são: habilitação da anti dupla entrada, controle de coupação revista aleatória, zerar histórico de anti dupla entrada e definição do número de horas para zerar o histórico de anti dupla entrada.
Na sequência, mostrado na imagem abaixo, há mais configurações de acesso: Habilitar controle de crédito, valores monetários para crédito, autorização manual, configuração de escolta, métodos de acesso e verificação dupla de veículos.
Para concluir, as últimas opções de configuração de acesso estão mostradas a seguir. São elas: preenchimento obrigatório do CPF, validar CPF, Habilitar identificação por CPF, permissão de entrada de veículos não vinculados a usuários, envio de fotos de contigência e exibição de alarmes de porta aberta em tela de monitoramento.
Tela de Visitante
As configurações da tela de visitante permitem personalizar a tela de visitantes conforme necessidade. Pode-se ajustar a visibilidade de certos campos na tela de cadastro de visitantes, tais como: telefone, grupo de visitantes, empresa do visitante, observações e etc. A imagem a seguir mostra todas as opções possíveis:
As configurações de e-mail permite definir as credenciais do e-mail ao qual será encaminhado as notificações do iDSecure.
E-mail de QR Code
As configurações de e-mail permite definir o corpo do e-mail vinculado ao QR-Code ao qual será encaminhado.
Impressora de QR Code
O iDSecure possui a funcionalidade de gerar arquivos para a impressão QR-code. Para isso, basta adicionar uma impressora na página de configurações de impressora de QR-Code, vista abaixo. É importante ressaltar que para essa impressão é necessário uma impressora que imprima arquivos no formato ESC-POS. A ControliD possui a PrintiD Touch, que pode ser usada para essas impressões.
Impressão de cartões
O iDSecure possui a funcionalidade de gerar arquivos para a impressão de cartões. Para isso, basta adicionar uma impressora na página de configurações de impressora de cartões, vista abaixo. É importante ressaltar que para a impressão de cartões é necessário uma impressora Datacard SD360.
Importar
Essa configuração permite a importação automática de pessoas usando a tablea ImportUsers.
Campos Customizáveis
Essa configuração permite a criação e modificação de novos campos para as colunas das tabelas que podem ser usadas nos relatórios.
Enviar Dados
Ao clicar nessa funcionalidade, o iDSecure permite realizar o envio automatico dos seus dados aos dispositivos desejados. Essa função tem o efeito de sincronismo entre as alterações feitas no iDSecure para os equipamentos.
Licenças
Nessa página é possível verificar a licença atual do iDSceure e da licença biométrica. Além disso, caso desejar pode-se adiconar uma licença e também verificar o desempenho do PC
Operadores
Os operadores são os usuários que utilizam o iDSecure. Nessa seção é possível definir o nome, usuário e tipo de operador.
Perfis de Operador
Pode-se criar diversos perfis de operador, que são incluidos no tipo de operador mencionado acima. Por padrão, temos somente administrador e operador, mas pode-se adicionar muitos outros.