Configuração Facial
Na tela de Configurações Faciais, é possível ajustar todas as definições relacionadas às câmeras, vídeos e critérios de identificação facial. Para acessá-la, basta seguir o caminho [MENU]->[CONFIG. FACIAL].
Configurações Gerais
Na tela inicial, pressione [MENU] -> [CONFIGURAÇÕES FACIAIS] -> [CONFIGURAÇÕES GERAIS]. Será exibida a tela para definição dos parâmetros relacionados às configurações gerais da identificação facial:
Detecção de máscara
Essa funcionalidade permite autorizar ou não usuários de acordo com o uso de máscara no ambiente. Ou seja, se a função estiver desabilitada, o acesso será autorizado ou não independentemente do fato do usuário estar usando máscara ou não. Caso ela seja definida para "Uso de máscara obrigatório", o acesso somente será autorizado para usuários que estiverem utilizando máscara. Além disso, é possível definir uma terceira opção, na qual o acesso poderá ser autorizado sem a utilização de máscara. No entanto, uma mensagem será exibida ao usuário recomendando o uso de máscara.
Distância de identificação
Permite definir uma distância em que usalmente será feita a identificação do rosto do usuário.
Modo de detecção
Essa funcionalidade oferece a possibilidade de utilizar o reconhecimento facial em dois modos diferentes: veicular e pedestre. O modo pedestre é o modo usual e é o padrão de fábrica. O modo veicular permite o reconhecimento de pessoas em veículos. Ou seja, se o dispositivo estiver instalado em um local onde a detecção será feita em usuários que estão no interior de veículos, essa função deve estar habilitada para que o reconhecimento dos usuários seja feito de forma correta.
Liveness
Ao clicar em "Próxima" no menu de configurações gerais, uma nova tela é apresentada, como pode-se ver na imagem abaixo:
Nesta tela, pode-se definir o rigor da identificação Liveness. O modo Normal é o padrão de fábrica e deve ser utilizado em ambientes normais. O modo rigoroso deve ser utilizado para ambientes com luminosidades mais precárias.
Limitar identificação à região do display
Quando habilitada, o iDFace só identificará rostos contidos dentro do enquadramento de vídeo exibido no display.
Manter imagem de usuário
Quando habilitada, fotos de usuários são mantidas após seus cadastros. Caso desabilitada, fotos de usuários são apagadas logo após seus cadastros, sendo utilizadas somente para gerar o template de reconhecimento facial.
Tempo para liberar de novo a mesma face
Através dessa configuração, é possível ajustar o tempo em que um mesmo usuário poderá ser novamente identificado após a última identificação facial, i.e. o tempo que o equipamento irá considerar uma nova identificação com a face posicionada à frente do equipamento sem que o usuário saia da frente do mesmo. Por padrão de fábrica, este parâmetro vem com o valor "30000", que corresponde a 30 segundos, pois a unidade do parâmetro é em milissegundos.
Nota-se que essa configuração difere da configuração de Anti-Passback por tempo.
Nível de luminosidade dos LEDs brancos
Ao clicar em "Próxima" no menu de configurações gerais, uma nova tela é apresentada, como pode-se ver na imagem abaixo:
Essa configuração permite definir o nível de luminosidade ambiente necessário para o acendimento dos LEDs brancos durante a identificação. Existem 4 opções possíveis para o acendimento: baixa luminosidade, média luminosidade, alta luminosidade e acesos em qualquer ambiente.
Brilho dos LEDs
Permite definir o brilho dos LEDs brancos. Por padrão, o brilho é igual a 100, o que corresponde ao brilho máximo, pois o parâmetro se trata de porcentagem.
Por fim, na última página, é possível habilitar/desabilitar o envio de imagens do acesso do usuário ao servidor Monitor.
Região de interesse
Na tela inicial, pressione [MENU] -> [CONFIGURAÇÕES FACIAIS] -> [REGIÕES DE INTERESSE]. Será exibida a tela para o ajuste da região de interesse que será mostrada no display. Ou seja, essa função torna possível fazer ajustes na câmera do dispositivo para definir a região onde o rosto do usuário deverá ser identificado. Podem ser feitos dois ajustes: Zoom ou Deslocamento vertical da imagem.
Câmeras
Na tela inicial, pressione [MENU] -> [CONFIGURAÇÕES FACIAIS] -> [CÂMERAS]. Será exibida uma tela com 3 menus para diagnóstico das câmeras, definições de streaming e calibração da câmera:
Diagnóstico
Nesta tela, é possível verificar o estado das câmeras RGB e IR.
Streaming de vídeo
O controlador de acesso iDFace é capaz de transmitir o streaming de vídeo de sua câmera através do protocolo RTSP e ONVIF.
Streaming RTSP
Uma vez habilitado o recurso, para ter acesso à transmissão, é necessário configurar um cliente RTSP (como o VLC Media Player ou o Windows Media Player) para acessar o equipamento no endpoint /main_stream
. É importante destacar que o recurso vem, por padrão de fábrica, desabilitado e sem credenciais. Para habilitá-las, deve-se seguir as instruções de configuração que serão mostradas na sequência.
Porta RTSP
É possível configurar também a porta utilizada para a transmissão. A porta padrão utilizada é a "554".
Imagem Espelhada
É possível configurar para que a imagem fique espelhada. Por padrão, essa configuração é ativa.
Configuração de credenciais
Da mesma forma, é possível registrar um nome de usuário e senha para que a transmissão só seja habilitada a partir do preenchimento do usuário e senhas corretos.
Configuração de câmera
Além disso, é possível alterar a câmera utilizada para fazer a transmissão de vídeo. A câmera padrão é a RGB mas é possível alterá-la para câmera infravermelha (IR).
Configuração de codec
Também é possível alterar o codec de vídeo utilizado na transmissão. O codec padrão é MJPEG mas é possível alterá-lo para H.264.
Streaming ONVIF
O controlador de acesso iDFace também é capaz de transmitir o streaming de vídeo de sua câmera através do padrão ONVIF (Open Network Video Interface Forum), reconhecido e utilizado mundialmente por diversos fabricantes de câmeras de vigilância e gravadores.
Para a validação do Streaming ONVIF no equipamento, pode-se utilizar o ONVIF Device Manager.
Configurações ONVIF
Atenção: todas as mudanças de configuração listadas abaixo só serão efetivadas após reinício do equipamento
Primeiramente, devemos nos atentar que as transmissões seguindo padrão ONVIF são realizadas utilizando, em seu background, o protocolo RTSP. Logo, lembre-se de configurar devidamente o RTSP para garantir que a transmissão ONVIF ocorra sem erros. A transmissão ONVIF só irá funcionar se o RTSP estiver ativo e operando corretamente.
Além disso, é importante saber que o ONVIF utiliza as suas credenciais padrões: "admin" tanto para o login quanto para senha.
Configuração da porta
É possível configurar também a porta utilizada para a transmissão. A porta padrão utilizada é a "8000".
Imagem Espelhada
Espelha a imagem da câmera. Por padrão, essa configuração é ativa.
Calibração da câmera
Por fim, é possível fazer a calibração da câmera. Para isso, basta entrar no menu [MENU] -> [CONFIGURAÇÕES FACIAIS] -> [CÂMERAS] -> [CALIBRAÇÃO DA CÂMERA] e seguir as instruções mostradas no display do iDFace. Para obter os melhores resultados, é altamente recomendável calibrar a câmera.