Cadastro de usuários
Para que o iDFace identifique e autorize um usuário, este deve estar cadastrado. O processo de cadastro inclui o registro de um código de identificação único do usuário (ID), a coleta de ao menos uma forma de identificação, seja ela biometria facial, cartão de proximidade ou senha, e a associação de um usuário a um departamento ou a um horário.
Por padrão, o usuário já é associado ao departamento “Padrão” e não é associado a nenhum horário além dos do departamento “Padrão”. O operador pode escolher associar o usuário a outro departamento ou a outro horário, se assim o desejar.
NOTA: Caso um usuário não seja associado a nenhum departamento e a nenhum horário, ele nunca será autorizado a acessar a área controlada pelo equipamento
Horários
É possível definir horários específicos em que os usuários serão autorizados. Dessa forma, se um usuário tentar acessar uma área controlada pelo equipamento fora do horário atribuído a ele, este usuário terá seu acesso negado.
O processo de cadastro de horários consiste, basicamente, em associar um nome ao horário e adicionar intervalos contendo um espaço de tempo e os dias da semana em que o horário será válido.
É possível associar um horário a um departamento ou a um usuário. No primeiro caso, todos os usuários pertencentes àquele departamento ficam submetidos ao horário associado. Se um usuário tiver um horário associado a ele, os horários associados aos departamentos aos quais o usuário pertence são ignorados e apenas os horários associados ao usuário são considerados pelo sistema.
Departamentos
Os departamentos servem para agrupar usuários, tornando mais fácil a associação de horários comuns a um grupo de usuários. O processo de cadastro de um departamento consiste na atribuição de um nome a este e na associação deste a um ou mais horários.
Verificação de usuários
O iDFace pode oferecer até 4 formas de identificação, sendo que nem todas as formas de identificação estão presentes em todos os modelos. As 4 formas de identificação oferecidas pelo modelo mais completo são:
- Identificação por biometria facial: o usuário se identifica posicionando-se em frente ao equipamento e tendo sua face reconhecida.
- Identificação por cartão de proximidade: o usuário aproxima um cartão ASK, Mifare ou HID, conforme o modelo adquirido. O cartão não deve estar a mais de 5cm do equipamento para que ele possa ser lido;
- Identificação por senha: o usuário pressiona a região da animação da tela inicial e digita seu código de identificação e sua senha.
- Identificação por PIN: o usuário pressiona a região da animação da tela inicial e digita seu código PIN.
- Identificação por QR Code: o usuário apresenta um QR Code (em formato numérico ou alfanumérico) à frente das câmeras do equipamento.
Níveis de privilégio
Cada usuário cadastrado no iDFace tem um nível de privilégio. Existem 2 níveis possíveis:
- Usuário comum: usuário normal do sistema, só pode identificar-se;
- Administrador: têm acesso a todas as opções do equipamento.
O iDFace vem, de fábrica, sem nenhum cadastro de usuário. Nessa situação, o acesso ao Menu do equipamento fica liberado até que seja cadastrado um usuário com privilégio de Administrador. Por isso, é importante fazer o cadastro de um administrador antes de iniciar a operação do equipamento, pois, caso contrário, todos os usuários terão acesso a todas as funções do iDFace.