Primeiros passos
Instalação
Precauções iniciais
Antes de instalar seu equipamento certifique-se de que ele será instalado em um local que atenda as recomendações da seção condições de armazenamento e funcionamento.
Recomenda-se fixar a iDBox em uma região inacessível (por exemplo no forro do teto) do lado interno (seguro) da instalação. Como a controladora iDBox possui relés que serão ligados diretamente às fechaduras, é importante que estas ligações estejam protegidas de possíveis mal-feitores.
Certifique-se de que exista uma fonte de 12VDC, com capacidade de corrente mínima de 1A, disponível para ligação ao cabo de alimentação fornecido. A fonte deve ser, preferencialmente, de uso exclusivo da iDBox.
Ao ligar a fonte à rede elétrica, confirme que esta é estabilizada e regulada e que não haja equipamentos que possam causar interferência ou ruídos, tais como motores elétricos, nas proximidades do equipamento.
Certifique-se também de passar todos os cabos necessários à instalação (cabo de rede, cabos de alimentação e cabos provenientes da fechadura, iDProx, Placa Controladora e Etc), antes de fixar o equipamento.
Fixação do Equipamento
Para instalar o equipamento siga o seguinte procedimento:
1) Utilizando como base a imagem da iDBox abaixo, faça os 4 furos necessários.
2) Insira quatro buchas de fixação número 5 (diâmetro interno de 3.5mm) nos furos realizados.
3) Fixe o dispositivo na parede utilizando os parafusos apropriados, inserindo-os completamente nas buchas.
Pinos de Conexão
A controladora iDBox possui dois conectores de expansão na lateral do equipamento além das entradas USB, de Rede (Ethernet) e de Alimentação (12VDC).
Conectividade
A iDBox pode ser conectado à rede por meio de um cabo ethernet simples 10/100Mbps, utilizando o protocolo TCP/IP. Para que o equipamento funcione corretamente em rede e para ter acesso ao gerenciador web, é necessário configurar corretamente o endereço IP, a máscara de subrede e o gateway do equipamento.
O equipamento também possui 4 Wiegand nativas, as quais podem ser configuradas para trabalhar com o protocolo Wiegand 26 (padrão), 34 e 66.
Diagramas de Conexão
Os diagramas abaixo exemplificam como deve ser feito a ligação das fechaduras no equipamento iDBox Controller.
Fechadura de Eletroimã
⚠ É importante conectar um diodo comum em paralelo com o eletroímã. Para isso, conecte o catodo do diodo (parte listrada) ao terminal de alimentação positivo do eletroímã e o anodo ao GND do eletroímã.
A fechadura de eletroímã, Magnetic Lock em inglês, ou ainda fecho eletromagnético consiste em uma bobina (parte fixa) e uma peça metálica (atraque) que é presa à porta (parte móvel). Enquanto houver passagem de corrente pelo eletroímã a parte fixa irá atrair a parte móvel. Quando a distância entre estas duas partes for pequena, ou seja, quando a porta estiver fechada e o atraque sobreposto à parte fixa, a força de atração entre as partes pode superar 1000kgf. . Assim, a fechadura de eletroímã é normalmente ligada ao contato NC do relé de acionamento, pois normalmente esperamos que passe corrente pelo eletroímã e, caso desejemos que a porta seja aberta, o relé deve abrir e interromper o fluxo de corrente.
Diagrama de ligação iDBox, iDProx e Eletroimã.
Fechadura Pino Solenoide
A fechadura do tipo pino-solenoide, também conhecida como solenoide, consiste em uma parte fixa que possui um pino móvel ligado a um solenoide.
A fechadura normalmente acompanha uma chapa metálica que deve ser presa à porta (parte móvel). O pino da parte fixa entra na chapa metálica impedindo a abertura da porta.
⚠ Os terminais indicados em cinza podem não estar presentes em todas as fechaduras. Caso exista uma entrada de alimentação (+12V ou +24V), é fundamental conectá-la a uma fonte antes de operar a fechadura
Fechadura Eletromecânica
A fechadura eletromecânica ou strike consiste em uma lingueta ligada a um solenoide por meio de um mecanismo simples. Após a abertura da porta, o mecanismo volta ao estado inicial permitindo o fechamento da porta.
Assim, a fechadura eletromecânica tem normalmente dois contatos ligados diretamente ao solenoide. Ao passar corrente pela fechadura, a porte será destravada.
⚠ Confirme a tensão de operação da fechadura antes de ligá-la ao iDAccess! Muitas fechaduras eletromecânicas operam com 110V/220V e, portanto, devem utilizar uma ligação diferenciada.
Ligação da Botoeira
A botoeira é um elemento de comando que servem para energizar ou desenergizar contatores, sendo que comutam seus contatos normal aberto ou normal fechado através de acionamento manual.