Configurações e informações do equipamento

Configurações de rede

As configurações de rede do equipamento podem ser acessadas tanto pela Interface Gráfica quanto pela Interface Web.

Tanto o iDFit, quanto o iDAccess e iDAccess Prox têm conectores RJ45 com interface Ethernet do tipo 10/100BaseT e suportam redes TCP/IP.

O correto funcionamentos da Interface Web e do iDCloud dependem da correta configuração e funcionamento da rede em que o equipamento está conectado, portanto sempre se certifique de que todos os parâmetros de rede do equipamento foram corretamente definidos.

As configurações de rede do equipamento podem ser acessadas por [MENU] -> [CONFIGURAÇÕES] -> [REDE]:

Os parâmetros de rede que podem ser configurados são:

  • IP: é o endereço IP do equipamento, através do qual ele será identificado na rede. Antes de atribuir um endereço IP ao equipamento certifique-se de que não há outro equipamento utilizando o mesmo endereço IP, do contrário poderá haver mal funcionamento do equipamento, sobretudo na solução integrada.

  • Máscara de sub-rede: é a máscara de sub-rede utilizada pela rede em que o equipamento está inserido. A máscara de subrede do equipamento deverá ser igual à de todos os computadores na sub-rede, do contrário não será possível realizar a conexão com o equipamento para acessar o gerenciador web.

  • Gateway: é o ip do gateway da rede conectada.

  • Porta: É uma conexão virtual que pode ser usada na transmissão de dados

Aviso: Alterações nas configurações de rede por meio da Interface Web podem vir a exigir que o usuário se identifique novamente (sessão expirada) e em um IP diferente.

Configurações de idioma

A Interface Gráfica do iDAccess dispõe de três idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

A fim de definir o idioma da Interface Gráfica acesse [MENU] -> [CONFIGURAÇÕES] -> [IDIOMAS] e pressione o ícone do idioma desejado.

Configurações de data e hora

As configurações de Data e Hora podem ser acessadas por [MENU] -> [CONFIGURAÇÕES] -> [DATA E HORA].

Nesta tela é possível configurar as atuais data e hora, bem como definir a data de início e término do horário de verão.

Para salvar as alterações pressione [OK].

Pressione [SAIR] caso deseje voltar à tela principal sem salvar as alterações.

Configurações de alarme

O sistema de segurança do iDAccess é composto por detectores de porta aberta, detector de violação de produto, dedo de pânico e sinais provenientes de sensores externos, que trabalham em conjunto para garantir a integridade das políticas de segurança a serem implementadas pelo equipamento.

Aviso: Para o funcionamento dos alarmes internos e externos, é necessário que as saídas de alarme estejam ativas. Para mais informações consulte o item seção Saída de Alarme

Alarmes internos

Para acessar as configurações de alarmes internos vá em [MENU] -> [ALARMES] -> [ALARMES INTERNOS].

Alarmes internos são alarmes previamente configurados no equipamento e que não necessitam de sensores externos ligados às entradas de alarme para funcionarem.

As possíveis situações de violação são:

  • Detecção de Porta Aberta: quando um sensor de abertura de porta devidamente conectado ao aparelho sinaliza que a porta em questão está aberta por um tempo maior que o estipulado, o equipamento dispara o alarme.

  • Detectar Arrombamento de Porta: no caso de o equipamento não ter liberado o acesso a uma determinada porta e o sensor de porta aberta conectado à porta indicar a abertura desta, o equipamento dispara o alarme.

  • Detectar Violação de Equipamento: o iDAccess e iDAccess Prox são capazes de detectar quando o equipamento é retirado do seu local de instalação. Neste caso o equipamento dispara o alarme.

Ao pressionar a tecla Pânico, será exibido a tela abaixo:

  • Dedo de pânico: quando um usuário libera o acesso de uma porta utilizando seu dedo de pânico, após um tempo pré-configurado o alarme é ativado. Para mais informações sobre o Dedo de Pânico consulte a seção 6.1 Usuários.

  • Cartão de pânico: quando um usuário libera o acesso de uma porta utilizando um cartão que foi habilitado a função de pânico, se este cartão permanecer em frente a leitor por 3 segundos, após um tempo pré-configurado o alarme é ativado. Para mais informações sobre o Cartão de Pânico consulte a seção 6.1 Usuários.

Marque os eventos que ativarão o alarme e configure os tempos de disparo que considerar necessário. Para salvar as alterações feitas, pressione [OK] ou então pressione [SAIR] para descartar as alterações feitas.

Alarmes externos

Para acessar as configurações de alarmes externos vá em [MENU] -> [ALARMES] -> [ALARMES EXTERNOS].

Alarmes externos são alarmes disparados por sensores externos conectados às entradas de alarme presentes no iDAccess.

Alarmes externos possuem os seguintes atributos configuráveis:

  • Zona: refere-se à qual entrada o sensor de alarme está conectado. É importante observar em qual zona o sensor está conectado, caso contrário as configurações não serão aplicadas de maneira correta;

  • Ativo: indica se o alarme está habilitado ou não;

  • Tipo: indica se o sensor é do tipo normalmente aberto (NO) ou normalmente fechado (NC). Verifique junto ao fabricante do sensor qual o tipo do seu sensor.

  • Tempo para disparo: indica após quanto tempo o alarme irá disparar, depois de receber um sinal do sensor externo (ex: se uma zona possui tempo para disparo de 5 segundos então o alarme disparará apenas 5 segundos após o sensor enviar um sinal de disparo do alarme)

  • Horário: indica em quais intervalos de horário o alarme estará ativo (ex: o alarme só dispara aos finais de semana das 8 às 18 horas). Para configurar os Alarmes Externos acesse [MENU] -> [ALARMES] -> [ALARMES EXTERNOS].

Escolha qual zona de alarme você deseja configurar através das setas , defina se a zona estará ativa marcando a caixa de seleção “Ativo” e defina o tipo do sensor conectado ao equipamento, pressionando sobre o botão. Defina o tempo para disparo do alarme e os horários para ativação da Zona de Alarme. Para salvar as alterações e configurar outras zonas de alarme pressione [SALVAR]. Pressione [VOLTAR] para voltar à tela anterior.

Saída de alarme

Para acessar as configurações das saídas de alarme vá em [MENU] -> [ALARMES] -> [SAÍDA DE ALARME].

Neste menu é possível habilitar e desabilitar o sinal sonoro do buzzer em condições de alarme, e também é possível habilitar a saída transistorizada para central de alarme.

Tempo máximo de disparo (s): Através deste parâmetro é possível configurar o tempo no qual o alarme será acionado em condições de alarme.

Relés

Para acessar as configurações dos relés, navegue até [MENU] -> [ACESSO] -> [RELÉS].

Neste menu é possível definir a função dos dois relés internos do iDAccess.

Também é exibido um resumo da configuração atual.

Ao pressionar o botão central "Configurar" será exibido a opção de se definir quantas portas o iDAccess deverá controlar:

Ao selecionar a opção "Uma porta", será exibido a tela abaixo:

Após selecionar o relê que ficará ligado a porta, será exibido a tela abaixo:

  • Tempo de abertura(segs): O tempo que a porta deverá permanecer aberta em segundos quando um acesso for autorizado.
  • Fechamento inteligente: Se esta opção estiver habilitada, o relê será desligado assim que for detectado que a porta foi fechada através do sensor de porta. Portanto, ficará acionado no máximo até o tempo configurado em "Tempo de abertura".

Ao pressionar a tecla "Próximo", será possível definir a função do outro relê, ou seja, daquele que não estará conectado a porta.

As opções de utilização do relé não conectado a porta será:

  • Sirene de alarme: Com esta opção selecionada, será possível conectar uma sirene no relé, de forma que sempre que um alarme for gerado, a sirene será tecada.
  • Campainha: Com esta opção selecionada, será possível conectar uma campainha no relé, neste caso, um ícone de campainha será colocado na tela principal, e sempre que o ícone da campainha for tocado, a campainha será tocada.
  • Nenhum: Este relê não será usado.

Caso a opção campainha seja selecionada, será exibida o parâmetro abaixo:

  • Tempo de ativação máximo (s): Define o tempo máximo de ativação da campainha, sendo que o tempo mínimo será definido pela duração do toque no ícone da campainha.

Ao habilitar o controle de uma campainha, como dito anteriormente, será exibido um ícone que pode ser pressionado na tela principal:

Caso quando foi exibido a opção de se definir quantas portas o iDAccess deverá controlar, tenha sido selecionado a opção "Duas Portas", será exibido a tela abaixo:

Caso neste momento seja selecionado a opção "Clonadas", será solicitado somente o tempo de abertura de ambos os relês, ou seja, o tempo de abertura de cada uma das portas.

Caso tenha sido selecionado a opção "Independentes", será exibido a tela abaixo:

  • Relé 1: Ao selecionar esta opção, quando a identificação acontecer no próprio iDAccess, será acionado a Porta 1, quando a identificação ocorrer através do leitor ligado na entrada wiegand, será acionado a Porta 2.
  • Relé 2: Ao selecionar esta opção, quando a identificação acontecer no próprio iDAccess, será acionado a Porta 2, quando a identificação ocorrer através do leitor ligado na entrada wiegand, será acionado a Porta 1.
  • Relé 1 ou 2: Ao selecionar esta opção, será exibido na tela principal, ícones para que possa ser selecionado qual Porta deverá ser liberada após a identificação.

Tela principal quando a opção "Relé 1 ou 2" é selecionada:

Após ser selecionado qual relê deverá ser acionado "Relé 1", "Relé 2" ou "Relé 1 ou 2". Será solicitado somente o tempo de abertura de ambos os relês, ou seja, o tempo de abertura de cada uma das portas.