Profissionais do Departamento Pessoal sabem o tempo que dedicam para conferir as informações geradas no controle de jornada, com foco na elaboração do espelho de ponto e da folha de pagamento.
Com tanto trabalho drenado para essa tarefa tão burocrática, acaba sobrando pouco espaço para cuidar da inovação e dos relacionamentos no ambiente de trabalho.
A adoção de um bom software de tratamento de ponto pode ajudar a otimizar esse tempo, e são várias as razões.
Por isso, elaboramos um jogo rápido com perguntas e respostas sobre esse programa que promete revolucionar o RH da empresa.
Trata-se de um programa que lança os horários de trabalho de todos os profissionais e, dia a dia, os consolida com as informações geradas nos relógios eletrônicos de ponto ou nos aplicativos de marcação de ponto, ideais para o trabalho remoto.
O sistema notifica o gestor automaticamente sobre eventos extraordinários, como faltas e horas extras, e abre caminho para a criação da folha de pagamento sem erros.
Para cada colaborador, o DP elabora uma configuração prévia que inclui os horários de entrada e saída e todas as informações que precisam constar do espelho de ponto: nome completo, cargo, tipo de jornada, etc.
Isso é feito uma única vez, a menos que haja alterações no expediente do colaborador.
De maneira síncrona, ou seja, a cada marcação no relógio eletrônico de ponto ou no ponto mobile, o sistema recebe o dado do colaborador e pronto para a consolidação, dia a dia, ou turno a turno.
Sim. Os softwares mais sofisticados permitem não apenas a configuração de jornadas convencionais (segunda a sexta, 8 horas por dia), como também aquelas mais específicas (12 por 36, bancos de horas, bancos de folgas, etc.).
O software de apuração de ponto RHiD, da Control iD, possui um módulo de ponto mobile que está em sintonia com o que preconiza a portaria 373/2011 – que regulamenta a marcação alternativa de jornadas.
Esse módulo assegura que mesmo os colaboradores que estejam fora do ambiente da empresa consigam marcar seus horários, a partir de aplicativos instalados em seus computadores ou celulares.
Para isso, basta que o profissional ou a categoria tenham concordado com o ponto mobile em acordos ou convenções coletivas.
Programas mais antigos mantêm os dados armazenados nos computadores e servidores da empresa, ocupando muito espaço e gerando dúvidas quanto à segurança dessas informações.
Já uma versão mais moderna de software de tratamento de ponto, como o RHiD, permitem que as informações fiquem armazenadas em nuvem, o que gera uma dupla vantagem: além de não ocupar o computador do RH, essa sincronização abre margem para que os dados sejam administrados de maneira remota.
Por todas as razões que expusemos acima e, no caso do RHiD, por estas características exclusivas também:
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