Recursos Humanos

6 sinais de que é preciso melhorar o entrosamento entre sua equipe

Ninguém faz nada sozinho. Essa é a frase mais comum entre aqueles que defendem que a equipe de trabalho deve estar sempre integrada. Na prática, sabemos que não é bem assim. O dia a dia corrido do ambiente corporativo e o desgaste natural das relações humanas, invariavelmente, levam ao clima do “cada um por si”. Nem sempre é fácil identificar quando o entrosamento não vai muito bem – por isso, selecionamos oito sintomas de que é preciso mexer no espírito coletivo do pessoal.

1. Queda no rendimento da equipe

Este é o sinal mais visível. A falta de entrosamento é capaz de diminuir o ritmo de trabalho em todas as áreas da empresa e, consequentemente, a produção e o faturamento.

Se os profissionais estão fazendo apenas o seu serviço, sem comunicação e bom relacionamento com os demais colegas, é inevitável que o resultado final da empresa esteja prejudicado. Por isso, tanto os gestores quanto a equipe de RH precisam ficar atentos a estes sinais e fazer o “caminho inverso” do problema, para chegar à raiz do descontentamento e da falta de harmonia.

2. Aumento do número de acidentes

Acidentes de trabalho são frequentes e, no Brasil, ainda são letais. A cada 3 horas e 40 minutos, uma pessoa morre em função de seu emprego no país. Incidentes que ocorrem durante os compromissos profissionais podem ser evitados por uma série de medidas – os investimentos em segurança e capacitação são os principais deles. Mas o entrosamento entre a equipe e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) é essencial para que sejam emitidos alertas sobre situações de potencial risco.

3. Mais queixas

Reclamações sobre as condutas profissionais e pessoais dos colegas são sempre uma queixa difícil de administrar pelas chefias e pelo RH, mas são comuns. Entretanto, ao menor sinal de alerta de aumento destas contendas, é bom reunir o time e identificar quais peças estão faltando para acertar a engrenagem do grupo.

4. Desmotivação e clima pesado

Esse é mais fácil de identificar em empresas de pequeno e médio portes. Se antes o bom humor imperava e a gentileza era uma premissa e, do nada, as pessoas estão mais rabugentas e pouco amistosas, pode ser um sinal de que o clima pesou e que está faltando diálogo. Um bom administrador precisa aparar estas arestas e tentar entender o que está acontecendo. Uma política transparente por parte da empresa também estimula a transparência entre os colaboradores – assim, não fica nenhum assunto pendente e todos ganham.

5. Pedidos de afastamento e demissão na equipe

A falta de entrosamento pode chegar a graus tão elevados que pode elevar os casos de síndrome de burnout e depressão. Os pedidos de afastamento aumentam, porque alguns colegas simplesmente não conseguem mais suportar a convivência entre si. Isso é muito grave e precisa ser administrado rapidamente.

6. Boicotes e falta de assiduidade

Relacionado ao sintoma acima, os boicotes são pequenos gestos cometidos pelos colaboradores com relação ao trabalho dos demais e até com relação aos objetivos da empresa. Aos poucos, o trabalhador passa a fazer pouco caso de suas atribuições, como se estivesse emitindo sinais de que a relação por ali está insustentável. 

O entrosamento deve ser uma conquista natural, sem imposições. Os seres humanos são gregários por natureza: gostam de estar juntos e conseguem estabelecer relações temporárias com algum nível de maturidade, sobretudo quando o que está em jogo é o trabalho e a sobrevivência.

Por isso, é essencial ouvir o time com frequência e captar estes pequenos sinais junto aos chefes e ao RH, a fim de minimizar os problemas que aparecem sem rupturas traumáticas ou autoritarismos.

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