O Departamento de Recursos Humanos é o coração da empresa na gestão de pessoal. Passam por ali as ações de contratação, demissão, integração, cumprimento de obrigações e garantia de bem estar dos colaboradores. O RH precisa ser eficiente para que a empresa cresça de maneira sustentável, valorizando o capital humano e as potencialidades de seus profissionais.
Mas, como saber se o seu RH é eficiente?
Não adianta apenas circular uma “pesquisa de satisfação” entre os empregados – mesmo porque a recepção que eles têm do RH nem sempre é positiva, pela própria atribuição deste departamento. Normalmente, os profissionais do RH são temidos – quando eles “entram na sala”, é para comunicar alguma coisa que impacta a todos ou para “fiscalizar” se todos estão ali.
E é claro que não precisa ser assim.
Resposta a essas cinco perguntas e veja se você tem um Departamento de Recursos Humanos “à moda antiga”, desses que dão medo, ou se o RH da sua empresa já entendeu que é possível ter uma gestão mais acolhedora de pessoal no ambiente corporativo:
Tecnicamente, o RH deve funcionar como filtro das questões trabalhistas, fazendo com que apenas situações muito graves cheguem à gestão da empresa. Assuntos corriqueiros – faltas, atrasos, licenças, indisciplina – precisam ser administrados ali, de maneira assertiva e transparente. Se você perde muito tempo atendendo funcionários e cuidando do varejo da empresa, talvez seja o caso de acertar algum parafuso no quesito “gestão de pessoal” dentro do RH.
O empresário não pode ter dificuldades em acessar o banco de horas da equipe e nem os relatórios completos de cada trabalhador, se assim o desejar. A burocracia nos procedimentos internos é tão dispensável quanto a burocracia da porta para fora. Por isso, cuide de criar um sistema integrado de informações e de contar com um software de apuração de ponto que lhe permita acessar esses dados em tempo real e de maneira remota. É o caso do RHiD – programa que possui ainda um módulo de ponto mobile para funcionários que trabalham fora do ambiente da empresa.
(https://www.istockphoto.com/br/foto/bolhas-do-bate-papo-branco-com-varas-de-madeira-no-fundo-azul-gm937868004-256496669)
Funcionários que se queixam com frequência de não ter suas horas extras anotadas ou convertidas de maneira errada em dinheiro ou folga estão, na verdade, se queixando de falta de eficiência no RH. Não deixe isso virar uma regra. Invista em relógios eletrônicos de ponto de qualidade, como os da linha da Control iD, integrados a softwares sofisticados que permitem a gestão das jornadas de trabalho mais complexas. E libere o RH para a gestão de pessoal!
Se o pessoal do departamento de recursos humanos ainda passa o dia conferindo lançamentos em carteira de trabalho e alimentando dados no e-social, talvez seja o caso de propor um choque de gestão por ali. Os Recursos Humanos devem contar com cursos periódicos de atualização e capacitação, sempre com foco em eficiência de procedimentos e inclusão de profissionais na rotina da empresa.
O ideal de uma empresa é que a disciplina seja uma marca imposta de maneira natural.. Se o Departamento de Recursos Humanos é visto com medo, é sinal de que a empresa está precisando impor suas regras – e isso não é bom. Aposte em estratégias mais maduras de respeito às normas, garantindo reconhecimento, qualidade de vida no ambiente de trabalho e mais produtividade.
Um RH ineficiente gera custos, intrigas e insatisfação na vida da empresa. Estabeleça uma relação de confiança com este departamento, integrando a eficientes sistemas de controle de jornada, e assegure-se do sucesso de sua marca na gestão de pessoal.
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