Esses apps ajudam muito o RH e as chefias a apresentar de uma maneira mais eficiente a gestão de pessoas e tarefas de cada departamento.
É claro que essa é uma função mais ligada aos líderes de cada setor do que ao RH, mas caberá ao departamento de gestão de pessoas institucionalizar os procedimentos que serão adotados no conjunto da organização.
O Trello é um dos apps mais conhecidos, mas existem outros, todos com o mesmo espírito: distribuir e organizar tarefas, programar entregas, estabelecer cards com prazos e estágios de cumprimento e compartilhar informações.
Tanto no home office quanto nos modelos presenciais, esses programas têm se tornado indispensáveis para a organização de rotinas.
Empresas de médio e grande portes já não fazem recrutamento 100% presencial.
Atualmente, existe uma série de recursos que auxiliam na seleção de novos talentos – isso sem contar as agências digitais, que já estão por aí há mais tempo.
Aplicativos cada vez mais versáteis atuam em favor de um recrutamento mais especializado, de acordo com as demandas de cada empresa.
Esses programas mapeiam preferências e rastreiam oportunidades por meio de algoritmos e outras ferramentas de programação.
Quando o candidato é selecionado para a entrevista face-to-face, a triagem está melhor aquilatada.
Já falamos aqui sobre o job rotation (rotação de tarefas).
Esta modalidade, antes circunscrita aos estágios e programas de trainee, vem sendo adotada como uma forma de oportunizar ao colaborador o conhecimento sobre todas as áreas da empresa.
Para avaliação periódica de desempenho, apps e quadros específicos podem ajudar.
Eles são dotados de metodologias que permitem analisar a diferença entre a performance atual do time e o resultado que havia sido projetado.
Métodos scrum, por sua vez, preveem reuniões rápidas (daily scrum) que ajudam nesse processo de avaliação.
Para oferecer diretamente ou estimular essas práticas no ambiente da empresa, o RH precisa de tempo e de capacidade criativa.
Para tanto, deve ser liberado de funções rotineiras que podem perfeitamente ser feitas com o suporte de dispositivos e aplicativos.
É o caso do controle de jornadas.
Ao adotar relógios eletrônicos de ponto competentes e intuitivos e softwares de apuração de ponto confiáveis, o RH consegue automatizar um dos estágios mais delicados de sua rotina: o controle de jornada.
Os relógios eletrônicos de ponto da Control iD são os mais indicados para todos os portes de empresa.
Os equipamentos têm capacidade para até 15 mil registros de senhas, digitais, códigos de barras e/ou cartões de proximidade, em equipamentos com design inteligente e intuitivo – além da emissão de comprovantes, uma exigência da legislação trabalhista.
O RHiD, além de atuar como software de apuração de ponto, possui um módulo exclusivo para ponto mobile dos colaboradores em home office.
Confira a linha completa aqui.
Este post foi modificado em 18/06/2021
Criatividade é um dos pilares fundamentais para transformar o RH em um agente estratégico de inovação. Em um mercado competitivo…
Garantir a segurança em empresas e organizações é uma prioridade crescente, especialmente quando se trata de controlar o acesso a…
Atrair e reter os melhores talentos tornou-se um dos principais desafios para empresas em um mercado altamente competitivo. À medida…
Comentários