O trabalho remoto se tornou uma boa oportunidade para aprimorar alguns setores da empresa que há muito tempo estavam sem inovar.
O RH é uma dessas áreas que merecem projetos estratégicos em tempos de home office. Quando as atividades presenciais forem retomadas, o relacionamento com o pessoal terá passado por uma revolução.
Vamos refletir sobre o papel do RH na empresa?
Durante muito tempo, esse segmento se restringiu ao zelo com os direitos e deveres dos profissionais.
Por conta disso, é visto pelos colaboradores das empresas tradicionais como uma espécie de “bedel”, que fiscaliza se tudo está indo bem.
Quando o colaborador enfim precisa do RH, encontra uma estrutura burocrática e pouco aberta para o diálogo.
Por sorte, isso vem mudando, graças às novas teorias da administração de empresas e à revolução digital.
O RH passou a incorporar novas funções, tais quais:
- Cuidado com o bem estar no ambiente de trabalho
- Prospecção sensível de novos talentos
- Gestão de melhorias internas com foco em certificações
- Promoção de projetos de qualidade de vida laboral
- Acompanhamento afetivo e empático da rotina do colaborador
- Gestão e promoção da cultura da empresa
As companhias que adotaram essa migração deixaram para trás profissionais conservadores e agora buscam equipes multidisciplinares menos preocupadas com carimbar papéis e mais atentas à rotina da empresa.
A boa notícia é que quem não encontrou esse caminho ainda agora tem a chance de ouro para começar essa adaptação.
Com boa parte do time em trabalho remoto, fica mais fácil planejar e pensar em tarefas que possam ser executadas quando todos estiverem de volta a suas atividades presenciais.
Muitas vezes, com a sede da firma cheia de gente, o RH tem pouco tempo para drenar sua energia para a cultura inovativa.
Com o prédio vazio e menos volume de trabalho, a mente fica mais disposta para pensar em projetos mais modernos e compatíveis com o mercado de trabalho contemporâneo.
Durante o trabalho remoto, o RH pode planejar as seguintes estratégias:
- Políticas eficientes de comunicação – Saem de cena os obsoletos CIs e entram em cena os canais digitais;
- Sinalização e bem estar no prédio – Quando todos voltarem, passado um período tão crítico de nossas vidas, nada melhor do que ser bem recebido em um lugar acolhedor;
- Incentivo aos planos de progressão na carreira – Mesmo em tempos de aperto financeiro para a empresa, é possível pensar em modelos de progressão que valorizem os profissionais que aproveitaram esse período de trabalho remoto para se qualificar;
- Reformulação dos serviços internos – Intranet, holerite online, requisições, atestados… Tudo isso pode ser feito digitalmente, e essa é a hora!
- Adoção de modelos mais modernos de controle de jornada – Se a empresa ainda adota os relógios cartográficos, esse é o momento de providenciar os relógios eletrônicos e instalá-los enquanto poucos funcionários estão no prédio.Os dispositivos são muito mais seguros e imunes a fraudes, e armazenam os dados para preparar a apuração do ponto e a folha de pagamento.
Se a empresa vai manter para do grupo em casa, também pode adotar o ponto mobile como solução de controle de jornadas não-presencial.
E a Control iD tem as duas soluções.
Seus relógios eletrônicos de ponto possuem diversas formas de identificação (biometria, cartão de proximidade, código de barras e senhas) e atendem a todas as exigências dos órgãos de fiscalização.
Já o software RHiD faz toda a apuração de ponto e ainda possui um módulo de ponto mobile para quem não está na firma.
Veja a linha completa aqui e transforme de vez seu RH e a relação com seus colaboradores no trabalho remoto.