Mitos e verdades sobre o controle de ponto
Sua empresa precisa controlar o ponto dos funcionários?
Então você já deve ter ouvido muitas histórias de colegas empresários ou dos próprios funcionários a respeito dos diversos sistemas que compõem o controle de jornada dos colaboradores.
Muitas dessas histórias procedem, mas outras são apenas mitos que circulam no ambiente corporativo e que só prejudicam esta importante ferramenta de monitoramento de horários de entradas e saídas dos funcionários.
Vamos conhecer alguns mitos e verdades sobre o controle de ponto.
Mito. O controle de jornadas é uma obrigação entre as empresas com 20 funcionários ou mais.
Mito. Embora sejam mais seguros, os relógios eletrônicos não são a única opção. As empresas podem adotar o modelo manual, mecânico (cartográfico) ou remoto, por meio do ponto mobile.
Verdade. As tecnologias estão cada vez mais avançadas e permitem identificação via biometria das impressões digitais, cartões de proximidade, reconhecimento facial, cartões com códigos de barra e, evidentemente, senhas.
Mito. De acordo com a portaria 1510/2009, a emissão de comprovantes é obrigatória.
Mito. Independentemente do modelo escolhido para controlar a jornada dos profissionais, é necessário contar com um bom software de apuração de ponto.
Mito. O controle de jornadas a distância pode ser adotado inclusive no ambiente da empresa, bastando que o profissional abra o aplicativo no computador ou no dispositivo móvel. Ainda assim, o controle de jornadas mobile é mais adequado para os trabalhadores que estão fora da sede da empresa. É bom lembrar que para adotar este instrumento, é preciso ter aval dos profissionais ou da categoria por meio de acordos ou convenções coletivas.
Verdade. Cada colaborador tem pelo menos quatro marcações por dia: entrada e saída da empresa e entrada e saída dos intervalos.
Mito. A empresa pode corrigir falhas apontadas pelo funcionário em comunicados internos, mas não pode fazer marcações automáticas e nem alterar as marcações já feitas pelos trabalhadores.
Verdade. Com um bom software de apuração de ponto, é possível elaborar a folha de pagamento sem erros – com relatórios consistentes compostos pelos horários regulares e pelos eventos extraordinários (horas extras, faltas, etc.).
A Control iD possui a linha completa para o controle de jornada dos profissionais: relógios eletrônicos de ponto com identificação biométrica, cartões de proximidade, códigos de barras e senhas, software de apuração de ponto, ponto mobile e acessórios. Não por menos, é a empresa líder neste segmento, presente em todos os estados brasileiros. Conheça melhor a linha aqui.
Em um mundo onde o controle de acesso e a segurança são prioridades, muitas empresas investem em sistemas para proteger…
O controle de ponto é uma obrigação legal, que pode gerar multas e penalidades para as empresas brasileiras se sua…
Os conflitos no ambiente de trabalho fazem parte da rotina e, dependendo de como são administrados, podem até gerar crescimento…
Comentários