Cerca de 20 milhões de brasileiros começaram a trabalhar em casa com a pandemia de coronavírus, segundo projeções de junho – as mais atualizadas até aqui. São funcionários que nunca se imaginaram fora de seus ambientes convencionais de trabalho e que, do dia para a noite, descobriram as vantagens e as desvantagens de produzir a partir de seus lares.
Já falamos de algumas desvantagens: a falta de distinção entre a rotina do trabalho e os afazeres domésticos e o chamado “zoom fatigue”, que é o estresse provocado pelo excesso de reuniões remotas. Neste post, falaremos sobre algumas vantagens do home office, incorporado de vez na rotina de muitos profissionais.
É claro que para a grande maioria dos trabalhadores, a pandemia trouxe muita angústia e incerteza – além de desemprego: são mais de 12 milhões de cidadãos brasileiros que estão fora do mercado formal.
Mas para muita gente, sobretudo aqueles que atuavam em escritórios e em funções não-operacionais, as medidas restritivas do coronavírus acabaram apresentando várias situações novas, que jamais seriam testemunhadas em um cenário de normalidade.
Pais e mães que passavam horas fora de casa agora estão convivendo mais com seus filhos. Sobretudo aqueles que estão na primeira infância (zero a quatro anos), e que portanto têm poucos prejuízos fora da rotina escolar, estão tendo a possibilidade de crescer em meio aos pais e demais familiares, o que era uma raridade nos dias de hoje.
Essa superexposição ao vínculo familiar tende a trazer muitas vantagens – contanto que o casal tenha se mostrado integrado para lidar com isso tudo junto (também não têm sido raros casos de divórcio provocados pela convivência, mas isso já é tema para outro post…).
As famílias estão mais afetuosas, sobretudo porque situações de angústia e temor extremos amplificam a necessidade de compartilhar emoções e buscar novas experiências para fugir do tédio. Os pais estão mais criativos, por exemplo, encontrando maneiras de entreter e estimular os filhos.
Com mais tempo em casa, é possível dar uma turbinada na vida cultural – com exceção, claro, dos cinemas e teatros. Por a leitura em dia tem sido uma tarefa de muitos – não por menos, a venda de livros pela internet aumentou mais de 30%.
Mais gente começou a frequentar um cômodo que andava pouco prestigiado nas casas: a cozinha. A necessidade de comer mais dentro dos lares fez diminuir o consumo de industrializados e aumentar a culinária doméstica – a chamada “comida de verdade”. Outro ponto positivo desses tristes tempos.
Moradores de prédios e condomínios se organizaram para fazer compras para os vizinhos mais idosos. Redes de apoio a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade social foram criadas pelo WhatsApp e mais gente se dispôs a participar de trabalhos voluntários.
Por fim, um fenômeno cultural: tem gente que acabou gostando da coisa, e não pretende voltar tão cedo para o terno e a gravata.
Nos Estados Unidos, a venda de motorhomes já subiu. São cidadãos ávidos por manter o isolamento e mudar a paisagem, ou que já pensam em trabalhar remotamente por mais tempo depois que tudo isso passar.
É a troca das horas gastas no trânsito das grandes cidades por horas investidas na descoberta de novos lugares – enquanto se trabalha!
É claro que essa realidade está muito distante da grande maioria dos trabalhadores que, como falamos aqui, são os primeiros a sentir a angústia provocada pela recessão econômica.
Mas o fato de que o home office é uma possibilidade de ganho na qualidade de vida para alguns profissionais chama a atenção para a constatação de que alguns modelos de trabalho estavam absolutamente obsoletos antes da pandemia.
Este artigo do filósofo Domenico de Masi vai ao encontro dessa hipótese, ao supor que o trabalho pós-covid será mais afetuoso e criativo.
Tomara!
Um programa de estágio bem-estruturado pode ser uma das ferramentas mais eficazes para atrair novos talentos e desenvolver futuros profissionais…
A gestão de pessoas é uma das áreas mais desafiadoras para as empresas, nesse contexto, os relatórios de ponto surgem…
No mês de novembro, a campanha Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, reforçando a importância da prevenção e…
Comentários