Irregularidades no trabalho remoto dos funcionários: o que fazer?

Irregularidades no trabalho remoto dos funcionários: o que fazer?

Falhas no cumprimento de metas, lançamentos inadequados de horas extras, quebra de sigilo profissional e falta de assiduidade. Problemas tão comuns no dia a dia de uma empresa agora foram exportados para o home office.

Nessa hora, vem a questão: como lidar com irregularidades e erros cometidos por funcionários durante o regime de trabalho remoto?

Antes de mais nada, é bom considerar que o teletrabalho é novidade para a maioria das pessoas.

Por isso, sempre é válido ter algum nível de paciência e empatia para erros pequenos cometidos pelos colaboradores – mesmo com os atrasos na entrega de compromissos ou nas reuniões online.

Ao levar o trabalho para a casa, muitos profissionais passaram a lidar com problemas novos, como a dinâmica dos afazeres domésticos e a cobrança das crianças por atenção.

Portanto, algum período de adaptação é esperado até que todos consigam conciliar os compromissos laborais com a rotina do lar.

Homem tentando trabalhar em home office enquanto cuida de criança.

Entretanto, o empregador e o Departamento Pessoal acabam percebendo quando um erro começa a se repetir e, pior, quando é cometido de maneira dolosa.

Ou seja, quando o colaborador se aproveita do trabalho em casa para burlar os sistemas da empresa, fingir que fez horas extras adicionais ou não entregar as coisas a tempo.

Vamos às irregularidades e erros mais comuns, seguidas das dicas para evitá-las:

Absenteísmo, desmotivação e falta de compromisso

Mulher cansada e desmotivada em home office.

Essa é a condição em que o limite entre a tolerância e a falta de compromisso é o mais tênue. Aqui, é preciso perceber se o profissional está passando por algum conflito pessoal no home office ou se de fato ele não tem vocação para esse regime.

Um bom critério é responder à seguinte questão: no regime presencial, esse colaborador tinha um bom desempenho? Se sim, talvez seja o caso de estimular melhor adaptação ao regime de teletrabalho em vez de sair punindo o profissional. 

Não cumprimento das tarefas

Trabalhadores que não estavam acostumados em receber tarefas online podem ter dificuldades em encarar essa nova realidade. Isso também não se enquadra na categoria “irregularidade”, e sim em uma falha que pode ser perfeitamente contornada.

Uma boa estratégia é adotar o uso de aplicativos de distribuição de tarefas, que ajudam na organização individual e coletiva.

“Bicos” não informados

Mulher tentando conciliar trabalho em home office e "bicos"

Alguns trabalhadores em regime de teletrabalho podem se aproveitar dessa situação para pegar alguns “freelas”, uma vez que estão fora de seus ambientes originais.

Esses serviços extras precisam ser comunicados de forma expressa à empresa, que pode ou não concordar. Caso contrário, trata-se sim de uma irregularidade que precisa ser comunicada de imediato ao trabalhador.

Atrasos frequentes

O colaborador não chega na reunião online a tempo?

O time está dependendo de uma resposta, que não vem dentro do prazo?

Os atrasos frequentes, por incrível que pareça, também são comuns no home office.

Isso pode ser minimizado com controle de jornadas!

Sim, as empresas seguem obrigadas a controlar a jornada de seus colaboradores em teletrabalho. Para isso, podem utilizar softwares específicos, por meio do quais os profissionais lançam seus horários em tempo real a partir de seus computadores ou dispositivos móveis.

Horas extras inexistentes

Mulher debruçada sobre mesa de trabalho, representando horas extras em home office.

Muitas ações trabalhistas ajuizadas durante a pandemia de coronavírus dizem respeito justamente a esse quesito: profissionais que reivindicam horas extras que não foram pagas ou empresas que questionam a legitimidade das horas reivindicadas pelo seu time.

Para evitar esse transtorno, de novo, um bom software de controle de jornadas pode ajudar. Por meio desses programas, as horas originais de todos os trabalhadores são cadastradas e as horas extras lançadas são incorporadas de maneira automática, evitando falhas no lançamento manual.

Com possibilidade de controle a distância, o profissional do RH pode solicitar informações sempre que verificar a adoção excessiva de horas extraordinárias.

Funcionários fora do ambiente de trabalho

Não é comum, mas acontece: o trabalhador em home office, em vez de ficar em casa à disposição da empresa, viaja com a família e despacha a partir do hotel ou até mesmo da praia.

Os softwares de controle de ponto mais sofisticados, como o RHiD, da Control iD, possuem o recurso da cerca geográfica: dispositivo de localização que estabelece um raio de atuação dentro do qual o profissional pode marcar seu ponto. Fora dele, o ponto não é marcado ou gera uma notificação para o RH.

Como vimos, o software de controle de jornadas ajuda a mitigar a maior parte dos erros e irregularidades encontrados no home office. Conheça melhor aqui o RHiD, faça uma cotação e adote esse software de apuração de ponto com exclusivo módulo de ponto mobile.

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