Home office: o que a empresa precisa garantir
A adoção de home office no mundo corporativo não é a mera migração do trabalho presencial para a casa do colaborador.
A empresa precisa garantir o cumprimento de alguns quesitos para atender à legislação e assegurar a dignidade do profissional em home office.
A pandemia de coronavírus empurrou muita gente para essa situação – mas, passado um ano do início da emergência sanitária no Brasil, já deu tempo para que muitas organizações se articulassem para conciliar eficiência e qualidade de vida entre os colaboradores em regime de home office.
Para ajudar nessa conciliação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) elaborou uma lista com 17 tópicos que precisam ser seguidos para manter o bem-estar dos profissionais fora do ambiente da empresa, inclusive em home office.
Como se pode observar, as recomendações do MPT buscam atender de forma simultânea a manutenção dos direitos trabalhistas, da dignidade do trabalhador e de seu bem-estar no ambiente de trabalho, mesmo que temporariamente deslocado para sua residência.
A preocupação da Procuradoria do Trabalho é que a migração para o mundo digital possa provocar constrangimentos, preconceitos ou afrouxamento das relações trabalhistas.
Entre os pontos mais importantes, destaca-se a recomendação de número 16: adotar mecanismo de controle de jornada de trabalho da trabalhadora ou trabalhador.
Não é para menos: ao garantir que os horários de expediente estão sendo cumpridos, ainda que fora das instalações presenciais ou em home office, a empresa dá mais segurança jurídica e rigor técnico para seus procedimentos internos.
Essa é ainda a mais eficiente forma de fiscalização do trabalho, mas não serve apenas ao empregador.
O empregado também tem certeza que terá seus horários anotados durante o home office, o que implica na garantia de que as horas extras serão convertidas em folga ou remuneradas, de acordo com o que prevê o contrato de trabalho.
A Control iD oferece a principal solução para o controle de jornadas remoto: o software RHiD, que além de fazer a apuração de ponto dos relógios eletrônicos, também possui um módulo mobile exclusivo para os profissionais que trabalham remotamente.
Aos empregados cumpre apenas baixar o aplicativo, disponibilizado gratuitamente pela empresa, e marcar periodicamente seus horários de entrada e saída e intervalos regulares, no período de home office.
O RH consolida essas informações e consegue configurar jornadas complexas e variáveis, dependendo do perfil da empresa.
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