Compreender as razões pelas quais um colaborador faz horas extras é essencial para administrar melhor o tempo dispensado para cada atividade no ambiente da empresa e, claro, as finanças da organização.
Antes de sair criticando os colaboradores por um eventual excesso de horas extraordinárias, observe se as causas dessa sobrejornada não são da própria rotina da firma.
Nesse post, daremos algumas pistas que ajudarão a entender de onde pode estar saindo esse tempo adicional.
Esse é um dos motivos mais frequentes e que a empresa às vezes custa a admitir. Mas acontece!
Funcionários sobrecarregados naturalmente precisam de mais tempo para cumprir suas tarefas diárias.
É preciso estabelecer métodos quantitativos e qualitativos de aferição dessa provável sobrecarga.
Uma possibilidade é a adoção do apontamento de horas: marcação individual de horas trabalhadas de cada colaborador para a realização de cada atividade (já falamos melhor disso aqui).
Com o apontamento de horas, a empresa consegue saber quanto tempo cada funcionário leva para desempenhar suas obrigações, o que pode ajudar a identificar o escoadouro de horas do time.
Essa causa está muito relacionada à chefia direta dos funcionários.
Poucas coisas são mais problemáticas na designação de atividades que a formulação de uma ordem de trabalho a poucas horas do fim do expediente.
O trabalhador já está cansado e precisa drenar o resto de sua energia e de seu tempo de trabalho para desempenhar aquela atividade.
É por isso que métodos eficientes de distribuição de tarefas e de apontamento de horas podem ajudar a planejar melhor as ações de trabalho, visando a designação de horas extras apenas quando necessário.
Por necessidade, muitas empresas acabam enxugando o quadro de funcionários além da conta.
Uma hora ou outra, o volume de trabalho vai pesar sobre aqueles remanescentes.
O corte de pessoal precisa ser amparado por estudos técnicos e formas de compensação da supressão de atividade profissional, como a automação ou a terceirização de serviços.
Promover demissões em larga escala sem diminuir o ritmo de trabalho não é o cenário mais ideal.
Infelizmente, isso também acontece.
Muitos trabalhadores, quando percebem que a empresa não tem uma gestão eficiente do tempo de trabalho e nem um controle de jornadas competente, acabam realizando horas extras de maneira proposital para converter isso em folga ou dinheiro depois.
Como a realização proposital de horas é algo difícil de comprovar em uma eventual ação judicial, o melhor mesmo é garantir o apontamento de horas e o controle de jornadas.
Jornalistas, médicos, enfermeiros, socorristas, motoristas, garçons… A lista de profissionais que precisam fazer horas extras sem planejamento prévio é longa.
São carreiras que possuem peculiaridades, como eventos que acontecem de última hora ou clientes que chegam perto do fim do expediente.
Nesse caso, uma boa alternativa é a adoção de regimes de plantão e turnos de trabalho, a fim de ao menos diluir as horas extras entre todos os colaboradores.
Como pudemos observar, várias razões motivam a sobrejornada no ambiente de trabalho. Se ela é justificada e importante para a rotina da empresa, e não prejudica o trabalhador, trata-se de um evento comum no ambiente da firma.
No entanto, se ocorre em excesso ou sem necessidade, é preciso rever o planejamento.
Nessa hora, um bom modelo de apontamento de horas e um sistema de controle de jornadas composto por relógio eletrônico de ponto e software de apuração de ponto são indispensáveis.
E a Control iD tem os melhores equipamentos e o melhor programa para atuar nessa missão.
Os relógios de ponto atendem a todas as exigências dos órgãos de fiscalização, têm capacidade para cadastrar dezenas de milhares de colaboradores e emitem os comprovantes de marcação de ponto.
Já o software ajuda no cadastro prévio das horas, nas notificações de eventos extraordinários e na preparação para a folha de pagamento. De quebra, também pode ser utilizado para apontamento de horas!
Criatividade é um dos pilares fundamentais para transformar o RH em um agente estratégico de inovação. Em um mercado competitivo…
Garantir a segurança em empresas e organizações é uma prioridade crescente, especialmente quando se trata de controlar o acesso a…
Atrair e reter os melhores talentos tornou-se um dos principais desafios para empresas em um mercado altamente competitivo. À medida…
Comentários