5 passos para melhorar a comunicação entre o RH e os colaboradores

5 passos para melhorar a comunicação entre o RH e os colaboradores

A comunicação entre o RH e os colaboradores é fator-chave para melhorar o clima no ambiente da empresa, evitar boatos, ajudar no cumprimento das obrigações do trabalhador, qualificar o pessoal e estimular o bom convívio entre os membros do time. Falhas nessa comunicação tendem a trazer justamente o contrário:

  • Clima ruim

Se o RH é temido ou se comunica mal, os empregados não reportam os assuntos do trabalho de maneira adequada, não se sentem à vontade para propor sugestões que melhoram o ambiente da empresa e nem oferecem caminhos para inovação.

  • Boataria

Se a comunicação não funciona, informações equivocadas circulam livremente: cortes em massa, perseguição a funcionários, promoções indevidas, cortes de salário. É tudo mentira, mas a empresa não se preocupa em desmentir nem em fornecer informações de qualidade.

  • Desânimo

A desmotivação com a empresa também reside na falta de comunicação. Se o RH vive encastelado e só se volta ao profissional para tratar de problemas, o colaborador não se sente animado em fazer algo além de suas obrigações, porque não enxerga uma política de plano de carreira nem de gratidão por parte da corporação.

É por isso que o RH pode e deve melhorar a comunicação com o time, estabelecendo estratégias claras de passar informações relevantes de maneira objetiva, sem autoritarismo e de maneira empática. 

melhorar comunicação do rh

Essa lista de cinco passos pode ajudar o RH a melhorar este ambiente:

1. Designe um ou dois personagens estratégicos do RH para a comunicação

Nem todos têm habilidade para se comunicar com o time, mas um ou dois profissionais do RH podem ficar encarregados dessa missão. E isso não precisa ser feito de maneira direta. Se a empresa possui um Departamento de Comunicação, com certeza tem um profissional responsável pelos comunicados internos. Ainda assim, é necessário que alguém do RH faça essa interlocução entre os interesses do empregado e os interesses do empregador.

2. Elabore comunicados internos de maneira objetiva e explore as multiplataformas

Sua empresa ainda se comunica exclusivamente por e-mail?

Talvez seja o caso de rever esta estratégia.

Infelizmente, o e-mail não é um instrumento que as pessoas se disciplinam a ver com frequência.

A empresa não pode obrigar ninguém a participar de um grupo de WhatsApp, muito menos a responder fora do horário de trabalho. Mas, ao adotar este recurso, a corporação se mostra mais próxima do colaborador e consegue chegar ao time de maneira mais rápida.

3. Para evitar boatos, explore a transparência.

O empregador não precisa fazer assembleias semanais para demonstrar os lucros e resultados – a menos que tenha acionistas.

Mas, também não deve sonegar informações dos colaboradores.

Sem terrorismo, a empresa deve informar sobre problemas financeiros. Ao mesmo tempo, sem subestimar a inteligência dos colaboradores, precisa dizer que as coisas estão se saindo bem. A transparência – ou compliance, no jargão da administração – é a bola da vez na relação entre patrões e empregados, e entre a empresa e a sociedade.

4. Ouça os colaboradores.

De tempos em tempos, o RH pode aplicar pesquisas de satisfação para entender quais setores da empresa estão funcionando bem, e quais não estão. Ninguém sabe de tudo e uma boa política de reciprocidade pode ajudar a mapear melhorias.

O funcionário não quer só aumento de salário!

Investimentos em qualidade de ambiente, segurança no trabalho e relações humanas também são requisitos muito importantes.

5. Aponte falhas, mas também parabenize.

O reconhecimento de que algo foi feito com excelência deve ser estimulado pelo RH. Mais do que a concessão do prêmio “profissional do ano”, a empresa pode elaborar planos periódicos de avisos internos que demonstrem o cumprimento de metas e energizem o trabalho em equipe.

Aqui no blogue da Control iD, você tem todas as dicas para transformar o RH em um ambiente de respeito, mas também de diálogo e empatia. Também acompanha as últimas tendências em relógio de ponto, controle de acesso e automação comercial.

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