O home office entrou na vida de muita gente – estima-se que hoje, no Brasil, quase 8 milhões de trabalhadores estejam nessa condição, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Grandes empresas localizadas em metrópoles já consideram manter o time em casa mesmo após a pandemia de coronavírus, por entender que a produtividade foi a mesma ou até aumentou no comparativo com o trabalho presencial.
Por conta disso, profissionais que farão de suas casas o ambiente de trabalho permanente a partir de agora começaram a reparar mais na própria residência.
Tecnicamente, ninguém monta uma casa pensando que vai trabalhar nela – e por isso, em geral, o que há nos imóveis da maioria das pessoas é no máximo um escritório, pequeno ou até mesmo improvisado.
Isso mudou com a nova realidade do trabalho remoto.
Os investimentos na própria casa aumentaram na pandemia, o que contribuiu – aliado a outros fatores – para o aumento nos preços da construção civil. Foi preciso deixar a casa mais confortável para abrigar a família toda e, a partir de agora, o trabalho dos adultos.
Mas, o que não pode faltar em seu home office?
A lista abaixo foi elaborada a partir da recomendação de especialistas em conforto espacial, ergonomia e bem estar.
Não é preciso providenciar tudo agora – mesmo porque essas necessidades variam de pessoa para pessoa. Mas algumas dessas recomendações tendem a transformar o ambiente doméstico em algo mais próprio para as obrigações laborais.
Vamos lá?
Providenciar um mobiliário adequado é necessário para garantir a saúde ocupacional do trabalhador.
Não precisa ser uma cadeira de gamer, mas é claro que uma boa cadeira de escritório posicionada na altura certa da mesa ajuda a evitar problemas como dores na coluna e transtornos provocados por esforços repetitivos.
Procure escolher um lugar com boa incidência da luz do sol indireta ao longo do dia, para não precisar acender a luz do cômodo, aproveitando a iluminação natural.
Se isso não for possível, procure instalar uma luz neutra no cômodo – luzes brancas ou amarelas podem provocar exaustão nos olhos.
Essa dica vale para quem usa óculos e precisa ficar muito tempo em frente às telas, mesmo no trabalho presencial.
Lentes especiais ajudam a amenizar o impacto da superexposição.
Não se trata de um item indispensável – mas se você já precisa trocar os óculos, considere fazer um orçamento.
Não se esqueça de garantir a hidratação, mesmo em casa.
A ideia de que a água está sempre à mão (na geladeira ou no filtro, por exemplo) pode fazê-lo tomar menos água!
Por isso, garanta uma garrafinha com água gelada ou como preferir sempre perto. O mesmo vale para cafeteiras ou outros itens que você considera importantes para seu bem estar no trabalho. Só não abuse do café!
Sobretudo no calor, não tem sido fácil trabalhar em casa.
Muitos escritórios têm ar condicionado, benfeitoria que não se repete em todas as casas.
Vale a pena instalar um aparelho?
Apenas se você já pretendia fazê-lo. Um aparelho de ar condicionado, além de custar caro e consumir muita energia, demanda intervenções estruturais no imóvel que talvez você não esteja animado em fazer.
Um bom ventilador e portas e janelas sempre abertas podem ajudar – além, claro, de roupas mais confortáveis, uma das grandes vantagens do home office.
Só não abuse desse quesito: como já falamos aqui, é preciso separar o home do office, e ficar o dia todo de pijama não fará bem para essa separação.
A empresa precisa providenciar isso?
Se você não tem condições de arcar com essas despesas, sim.
Se você só precisa de seu computador pessoal para trabalhar, não.
Na verdade, isso vai depender dos termos acordados no contrato de teletrabalho. O importante é que você tenha tudo de que precisa para cumprir suas obrigações.
Eis um item importante do home office.
Não é porque você está em casa que sua jornada de trabalho não vai mais ser controlada.
Amparadas na portaria 373/2011, as empresas podem adotar mecanismos alternativos de controle de ponto, como os aplicativos.
O RHiD, aplicativo de controle de ponto da Control iD, possui um módulo exclusivo para a apuração remota dos horários de trabalho.
O profissional baixa um aplicativo e consegue marcar seus horários da mesma forma que no ambiente presencial.
Do outro lado, o RH consolida tudo a distância, em um programa sofisticado e intuitivo, com armazenamento das informações em nuvem.
Garantindo esses itens, sua casa estará apta para acolher seu trabalho sem grandes problemas.
É claro que o home office impõe outros desafios, mas pequenos ajustes na casa tornarão essa experiência mais confortável.
Criatividade é um dos pilares fundamentais para transformar o RH em um agente estratégico de inovação. Em um mercado competitivo…
Garantir a segurança em empresas e organizações é uma prioridade crescente, especialmente quando se trata de controlar o acesso a…
Atrair e reter os melhores talentos tornou-se um dos principais desafios para empresas em um mercado altamente competitivo. À medida…
Comentários