Relógio de Ponto

Simples e rápido: como cadastrar cartão de proximidade no relógio de ponto

O cartão de proximidade é uma ferramenta bastante útil para identificação de profissionais e registro de ponto. Trata-se de um cartão revestido de PVC e que, por dentro, possui um código único e intransferível. Ao aproximá-lo da leitora, o código é reconhecido e o horário de entrada e saída do expediente é registrado.

O cartão é usado como método principal de registro de jornada, com a possibilidade de cadastro de senhas pessoais como mecanismo complementar.

O primeiro cadastro do cartão de proximidade deve ser feito pelo profissional do Departamento Pessoal ou RH habilitado com a permissão de administrador do relógio eletrônico. Os próximos passos são para registro no iDClass Prox ou no iDClass Multi, produtos da Control iD que possuem a funcionalidade de identificação por meio do cartão de proximidade:

  1. O administrador deve apertar a função “NOVO” para acrescentar um novo trabalhador.
  2. Em seguida, deve digitar o nome completo e o PIS do colaborador. Também pode incluir o número da matrícula, se desejar (lembrando que o PIS é uma informação obrigatória).
  3. Depois, o administrador precisa aproximar o cartão para que ele seja relacionado com os dados do empregado.
  4. Se der tudo certo, aparecerá a mensagem “Cartão número (número do cartão) cadastrado com sucesso.
  5. Se o cartão já estiver relacionado a outro profissional, aparecerá a mensagem “Cartão já cadastrado”

Os relógios da Control iD reconhecem os cartões compatíveis com a tecnologia Mifare ou 125kHz ASK, os mais adotados no mercado.

Como usar o cartão de proximidade corretamente?

Uma rápida orientação ao trabalhador ajuda a evitar falhas no registro de ponto. O cartão é lido com a mera aproximação do objeto junto ao display, não sendo necessário que o colaborador “passe” o cartão na leitora.

Não é preciso nenhum cuidado especial com o cartão, bastando que o trabalhador mantenha o objeto consigo em lugar seco, protegido do sol e seguro, e evite aproximá-lo de dispositivos que possam desmagnetizá-lo, como telefones celulares e ímãs (embora este “fenômeno” seja bastante difícil de ocorrer).

Caso o trabalhador perca o cartão, é necessário cancelar o anterior.

Para isso, basta acessar o nome do usuário (funcionário) no terminal pelo seu nome ou pelo número do PIS. 

Na tela, aparecerão todas as formas pelas quais o trabalhador está registrado (senha, digital, cartão ou código de barras, por exemplo).

Para excluir o cartão, é só clicar no vetor que apresenta o desenho do cartão e em seguida excluí-lo. Depois, basta inserir o novo dispositivo e entregar para o funcionário, ressaltando a importância de evitar novas perdas.

O trabalhador também não pode, em nenhuma hipótese, entregar o objeto para que algum colega “passe o cartão” por ele, o que constitui uma falta grave no ambiente de trabalho.

Seguidas essas instruções, o cartão de proximidade seguramente será um importante aliado da empresa no quesito registro de ponto.

Os equipamentos da Control iD possuem capacidade para registrar até 15 mil funcionários, com impressão de comprovantes e demais exigências e normas técnicas dos órgãos de controle. Confira outros produtos da linha aqui.

Share
Comentários

Posts Recentes

Como Estruturar um Programa de Estágio Bem-Sucedido

Um programa de estágio bem-estruturado pode ser uma das ferramentas mais eficazes para atrair novos talentos e desenvolver futuros profissionais…

13/11/2024

Relatórios de Ponto: Como Usá-los para Melhorar a Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é uma das áreas mais desafiadoras para as empresas,  nesse contexto, os relatórios de ponto surgem…

08/11/2024

Novembro Azul: A Importância da Prevenção e Bem-Estar nas Empresas

No mês de novembro, a campanha Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, reforçando a importância da prevenção e…

01/11/2024