Como já mencionamos aqui no blog, relógios eletrônicos de ponto precisam emitir um comprovante com os horários de entrada e saída para os funcionários, de acordo com o que dispõe a portaria 1510/2009, do antigo Ministério do Trabalho e Emprego. De tempos em tempos, a bobina de papel precisa ser substituída, a fim de assegurar o cumprimento desta obrigação.
O procedimento de troca de bobina pode ser simples ou complexo, dependendo da forma como o equipamento foi projetado.
É recomendável que a bobina possua uma marcação com tinta que indique que o papel está terminando: assim um funcionário pode avisar o Departamento Pessoal sobre a necessidade de substituição antes que o material acabe – o que costuma ocasionar filas na entrada ou na saída do pessoal.
Isso acontece porque os equipamentos estão programados para não registrar o ponto em caso de impossibilidade de impressão.
Também é indicado que a substituição seja sempre feita por um profissional do RH ou do Departamento Pessoal – ou por colaborador habilitado.
Apesar de simples, o procedimento exige algum cuidado. Entre os erros mais comuns estão o esquecimento do rolo plástico que abrigava o papel e a colocação equivocada do papel na saída da impressora, o que pode comprometer as emissões.
Dito isto, vamos aos procedimentos básicos para a troca de bobina do iDClass, um dos dispositivos da Control iD:
Passo da troca da bobina de papel
- Empurre a tampa superior do equipamento para cima. Não é necessário empregar muita força (um clique indica a abertura do compartimento);
- Substitua a bobina de papel;
- Passe o papel de maneira cuidadosa pela saída da impressora, se certificando de que está alinhado e sem dobras;
- Feche a tampa (sem força) e ouça o clique para se certificar de que está tudo certo;
- Caso a bobina de papel tenha sido instalada de maneira errada, o visor acusará que o dispositivo está sem papel, até que seja colocado do jeito certo.
Fácil trocar a bobina de papel, não?
Estas instruções são do mais completo relógio eletrônico de ponto do mercado: o relógio da Control iD.
Os equipamentos são dotados de várias formas de identificação (biometria, cartões de proximidade, senhas e código de barras) e garantem uma impressão tranquila e livre de transtornos: o mecanismo impressor térmico é dotado de alta velocidade e a guilhotina promove o corte automático, sem a intervenção do funcionário.
Há ainda a opção por máquinas com sensor de pouco papel. Por meio de aviso sonoro, os setores responsáveis são informados de que é preciso fazer a substituição antes da entrada ou saída de um novo turno de trabalho, por exemplo.
Os dispositivos possuem ainda capacidade para bobinas de até 400 metros (10 mil tíquetes por bobina).
E a Control iD também fornece as bobinas para reposição: o acessório atende a todas as diretrizes da legislação atual.
A impressão é feita por meio da tecnologia termossensível em tamanho de 57 mm x 300 m. A capacidade média de cada bobina é de 7,5 mil tíquetes curtos ou 5 mil tíquetes longos.