A migração de uma legião de profissionais para o home office não significou necessariamente mais eficiência e pontualidade.
Muitas empresas vêm enfrentando problemas com atrasos no home office, e agora precisam pensar em estratégias para conter esse e outros problemas com o trabalho no ambiente domiciliar.
Afinal de contas, por que um funcionário se atrasa para um compromisso que, a rigor, é feito a partir de seu computador na própria casa?
Ao contrário do que se pode pré-conceber, a negligência com os assuntos do trabalho não é a única razão.
O trabalho remoto veio acompanhado do aumento das tarefas domésticas e do acompanhamento das crianças nas aulas, que também se distanciaram do ambiente presencial.
Por conta disso, alguns profissionais têm dificuldades em honrar seus compromissos, mesmo dentro de casa.
Quando a razão do atraso é uma questão particular, como essa, o melhor a ser feito é ouvir o colaborador e tentar construir com ele uma rotina em que seja possível conciliar todos os elementos da nova realidade.
Em outros casos, o medo do desemprego e as demais angústias provocadas pela pandemia de coronavírus aumentaram os índices de depressão, que obviamente prejudicam o rendimento dos trabalhadores.
Esses cenários devem ser tratados igualmente com tolerância e empatia.
Mas, infelizmente, os fatores ambientais não são os únicos que provocam falta de compromisso nos horários do trabalho remoto.
De fato, alguns empregados não se adaptaram bem com a alteração do local de trabalho. As inadequações são motivadas por uma série de razões:
- Falta de habilidade com as tecnologias;
- Necessidade de ir até o local do trabalho para “sentir” que está trabalhando;
- Propensão à distração e a compulsões estimuladas pela permanência em casa (comida e jogos digitais são os mais comuns);
- Acúmulo do trabalho oficial com “bicos” e freelas não comunicados à empresa.
Essa somatória de fatores tende a causar atrasos no home office.
Situação que provoca perda de rendimento das equipes, descontinuidade de projetos e reuniões online cada vez mais longas, improdutivas e cansativas.
De volta ao tema do nosso post, como evitar os atrasos no home office?
Do ponto de vista comportamental, o melhor a ser feito é orientar o grupo sobre a necessidade de manter os compromissos com o trabalho, mesmo no trabalho remoto.
O cumprimento de metas diárias e semanais depende da assiduidade de todos e, com exceção dos fatores ambientais, o home office permite a pontualidade acima de tudo – uma vez que já não há mais trânsito, chuva e nem outros inconvenientes que causam os atrasos.
Do ponto de vista legal, a empresa não pode se desobrigar do dever de controlar a jornada de trabalho de seus profissionais.
As firmas que possuem 20 funcionários ou mais seguem obrigadas a fazer esse controle – e mesmo as menores só têm vantagens em manter um bom regime de apuração de ponto.
A solução mais indicada nesses casos é o ponto mobile.
Mas o que é o ponto mobile?
Por meio desse recurso, a empresa disponibiliza um aplicativo ou o próprio sistema interno da firma para que o trabalhador registre seus horários de entrada e saída de turnos e dos intervalos.
O RHiD, software de apuração de ponto da Control iD, possui módulo para ponto mobile intuitivo e eficiente.
Basta que o profissional baixe o app em seu celular e pronto: as marcações são feitas normalmente e o RH tem condições de apurar tudo isso no próprio software, de forma igualmente remota.
Conheça melhor o app aqui e evite atrasos no home office de seus empregados.