O aplicativo de ponto está em alta. Com as possibilidades abertas pelo teletrabalho ou pelos deslocamentos frequentes de muitas categorias profissionais, a alternativa de poder registrar horários de entrada e saída a distância traz muito conforto e segurança para empregados e empregadores.
Neste post, preparamos cinco vantagens da adoção deste sistema, que pode ser exclusivo ou complementar ao registro de ponto convencional feito pelos relógios eletrônicos.
Como qualquer outro, o aplicativo de ponto possibilita que o profissional marque seus horários onde estiver, por meio de dispositivos móveis. Basta se identificar e registrar entradas e saídas de expedientes ou dos intervalos.
A empresa pode ainda traçar uma cerca geográfica – dentro da qual o profissional está autorizado a marcar seu ponto e fora da qual precisa pedir permissão para o Departamento Pessoal. Isso impede que colaboradores mal intencionados saiam do raio de suas casas ou da missão a que foram designados.
Os aplicativos funcionam com o modelo Software as a Service (SaaS), o que significa que os dados são armazenados em nuvem e não ocupam espaço nem do colaborador e nem do servidor da empresa.
As informações ficam registradas para elaboração da folha de pagamento e para eventuais fiscalizações futuras.
O profissional também pode acessar esse histórico e conferir mês a mês os eventos em suas jornadas de trabalho.
O software RHiD, desenvolvido pela Control iD, auxilia na compilação das informações dos registros e possui um módulo específico para apuração de ponto.
Isso significa que, de um lado, os profissionais podem marcar seus horários a distância de acordo com seus turnos de trabalho.
De outro, as informações são consolidadas e formam o espelho individual de cada profissional – documento-base para a elaboração da folha de pagamento todos os meses. Esses dados já contêm os eventos ordinários e extraordinários e podem receber diversas configurações, incluindo jornadas complexas (turnos diferentes, horas-extras, jornadas não-convencionais, etc.).
Sua empresa ainda acumula documentos?
Como se sabe, a recomendação é a de que o histórico de um profissional seja armazenado na empresa até cinco anos após seu desligamento. Imagine agora o volume de papéis referentes a cada profissional em uma empresa maior?
Os softwares otimizam esse armazenamento por meio da integração em nuvem – o que não exclui a possibilidade de exportação dessas informações e posterior impressão, mas apenas se a empresa assim o desejar.
Um investimento baixo para um modelo de controle de jornadas que vem ganhando cada vez mais espaço e que – sempre bom ressaltar – é permitido pelos órgãos de controle (por meio da portaria 373/2011 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego). A única exigência é a de que o registro remoto tenha a concordância da categoria por meio do acordo ou da convenção coletiva.
Quer conhecer mais o RHiD? No site da Control iD você conhece essas e outras vantagens do software de apuração e registro de ponto mais completo do mercado, que possibilita o acompanhamento a distância de informações tão cruciais para a vida da empresa.
Este post foi modificado em 04/12/2020
A liderança positiva no ambiente corporativo surgiu para substituir modelos autoritários e criar abordagens mais humanas e colaborativas. Cada vez…
A gestão eficiente da jornada de trabalho é um dos maiores desafios enfrentados por empresas de todos os tamanhos. Falhas…
Criatividade é um dos pilares fundamentais para transformar o RH em um agente estratégico de inovação. Em um mercado competitivo…
Comentários