Ponto mobile: o que preciso saber?

O controle remoto de jornadas, ou ponto mobile, é um instrumento permitido pela legislação adotado para que empregados e empregadores confiram os horários trabalhados e os eventos extraordinários, como faltas e horas extras, fora do ambiente da empresa.

A diferença é que, em vez de utilizar os relógios eletrônicos de ponto, a firma adota um programa de computador, uma ferramenta na intranet ou um aplicativo que possibilita essas marcações.

Para tirar todas as principais dúvidas, elaboramos o roteiro abaixo.

Qual portaria permite o ponto mobile?

A portaria 373/2011, do antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),  permite a adoção de “métodos alternativos” de controle de jornada, compreendidos, entre outras formas, pelo registro digital fora das dependências da empresa.

O que a empresa precisa ter para adotar o ponto mobile?

O mais indicado é que o empregador providencie um aplicativo de registro de ponto, uma vez que a partir dele o colaborador conseguirá registrar seus horários em seu celular ou em qualquer outro dispositivo.


A empresa também pode providenciar uma área dentro da intranet para esta finalidade, se for o caso.

O que a empresa não pode fazer no ponto mobile?

A empresa não pode promover marcações automáticas e nem desestimular o funcionário a fazer marcações de hora extras – mesmas restrições do relógio de ponto.

O ponto mobile custa caro?

Atualmente, há softwares muito eficientes que fazem o ponto mobile e atuam simultaneamente como programas de apuração de ponto.

É o caso do RHiD, desenvolvido pela Control iD: programa que programa jornadas complexas de todo o time de colaboradores, com capacidade ilimitada de armazenamento.

Na outra ponta, o funcionário baixa o app e consegue fazer seus registros.


O programa é gratuito para o colaborador e tem um ótimo custo-benefício para a empresa.

Como o funcionário faz a marcação no ponto mobile?

No caso do RHiD, basta acessar o aplicativo no celular, entrar na aba de registro de ponto e fazer a marcação nos horários de entrada e saída de turnos e entrada e saída de intervalos.

O registro provoca uma notificação simultânea no RH, que por meio do RHiD dá início de maneira síncrona à consolidação da folha de ponto.

Como garantir que o funcionário em home office está trabalhando?

A cerca geográfica é uma tecnologia presente no RHiD.

Ao habilitar a permissão para localização no celular, o funcionário faz a marcação dentro de um raio específico onde está localizada sua casa, por exemplo.
Fora desse raio, a marcação gera uma notificação para o RH ou não é permitida.

É preciso obter a concordância do funcionário para adoção do ponto mobile?

Sim. É preciso que a alteração seja referendada em acordo ou convenção coletiva da categoria ou do grupo de funcionários daquela empresa.

Quais as principais vantagens do ponto mobile?

  • Segurança nas marcações no home office;
  • Conciliação com software de apuração de ponto;
  • Menos chances de esquecimentos e atrasos;
  • Marcação de ponto sempre à mão do funcionário.

Conheça melhor o RHiD e a solução de ponto mobile da Control iD, e dê um passo definitivo rumo à modernização dos registros de ponto em sua empresa.

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