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Como “nasce” um produto na Control iD?

A Control iD é uma empresa brasileira que há mais de 15 anos cria soluções para os segmentos de recursos humanos, controle de acesso e automação comercial. Sua linha de produtos está sintonizada com o que há de mais moderno em tecnologias de identificação, que vão das tradicionais senhas ao reconhecimento facial, com produtos presentes em todos os estados da federação e em mais 15 países.

Recém-lançada, a linha de fechaduras digitais eletrônicas vai ao encontro do conceito de casa inteligente, por permitir a automação dos acessos e o controle remoto das permissões.

Mas… Como “nasce” um produto na Control iD?

Com a palavra, o analista de hardware da empresa, Bruno da Costa Braga. Graduado em engenharia elétrica com ênfase em eletrônica e sistemas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), ele dá detalhes sobre a concepção de novos projetos na empresa.

Como nasce a “ideia” de um novo produto na Control iD?

Todos os nossos produtos nascem essencialmente de uma necessidade do mercado. Normalmente, essas demandas provêm do nosso departamento comercial, através de sugestões de clientes e identificação de tendências de vendas, mas já houve casos também em que esta concepção inicial veio de outros setores da empresa.

Uma vez que temos estas ideias em mãos, realizamos uma pesquisa de mercado detalhada justamente para entender se elas são viáveis, técnica e financeiramente, e se elas terão uma boa adesão por parte dos nossos consumidores. As propostas aprovadas são então levadas para nosso time de engenharia e, a partir deste momento, iniciamos de fato a criação do produto como um todo. Basicamente, este processo consiste na confecção do design mecânico, na elaboração do projeto eletrônico (esquemáticos e layouts), no desenvolvimento do firmware e software embarcados, e na integração, validação e montagem do equipamento final em nossa fábrica. Aqui, vale destacar que todas estas etapas são feitas 100% pela equipe de funcionários da Control iD, principalmente por acreditarmos que este domínio de todo o ciclo fabril não só estimula a indústria nacional, mas também aumenta a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.

A empresa realiza pesquisa de mercado ou algum tipo de sondagem para identificar quais são os produtos que deveriam ser lançados?

Essa pesquisa de mercado é realizada por funcionários específicos de cada setor da companhia, com o objetivo de entender se o produto novo em questão pode ser fabricado com a tecnologia disponível no momento e se seu desenvolvimento por parte da Control iD é compatível financeiramente com as expectativas do mercado. Este trabalho é bastante valorizado internamente pois acreditamos que ele é um fator determinante para o sucesso do projeto. Em outras palavras, se esta etapa não é feita corretamente, corremos um sério risco de investirmos recursos no desenvolvimento de um equipamento que não trará o retorno ideal e sustentável para os consumidores e a empresa. Assim, sempre buscamos otimizar esta atividade para continuarmos garantindo o lançamento de produtos com extrema qualidade e alta adesão por parte de nossos clientes.

A empresa investe em inovação em seus processos para desenvolver dispositivos e softwares adequados para o mercado?

A Control iD sempre teve como essência investir parte do seu capital em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para criar produtos cada vez mais modernos, inovadores e atrativos para o mercado. Além dos softwares de última geração já utilizados na criação dos design mecânicos, esquemáticos e layouts eletrônicos, a empresa também tem investido bastante em maquinários para otimizar não só as etapas de desenvolvimento, mas também as de teste e fabricação. Essas ações têm trazido já resultados expressivos, principalmente quando se observa nos últimos anos o aumento de equipamentos novos, diversificados e de alta tecnologia em seu portfólio, como por exemplo a Print iD Touch, iDLock, iDUHF, iDFace e outros.

Quais são os produtos mais recentes lançados pela Control iD? Quais seus diferenciais?

Recentemente, lançamos no mercado três produtos novos no portfólio: a fechadura digital biométrica iDLock e os controladores de acesso iDUHF e iDFace.

Para a iDLock, além de ser um equipamento bastante focado no ambiente residencial, pode-se dizer que seus grandes diferenciais estão relacionados com o leitor biométrico de alta resolução que permite uma identificação rápida e segura, e com a conectividade Bluetooth que possibilita o controle e configuração do produto através de um smartphone. Essas características, aliadas ao preço acessível, fazem com que a iDLock seja a fechadura eletrônica de sobrepor com um dos maiores custos-benefícios do mercado.

O controlador de acesso iDUHF nada mais é do que um aparelho que monitora e controla o acesso de veículos em condomínios residenciais e corporativos. Seu grande diferencial em relação às outras opções do mercado, no entanto, está no fato de ele ser capaz de realizar, de maneira independente, tanto a leitura quanto a identificação de tags veiculares. Assim, este equipamento não necessita de demais módulos na planta para gerenciar o cadastro, autenticar os usuários e controlar uma placa de acionamento de motor. Basta instalá-lo no ambiente desejado, configurá-lo em seu software web embarcado e iniciar seu uso de maneira simples e intuitiva.

Por fim, como o lançamento mais recente da Control iD, temos o iDFace. Este produto traz uma grande inovação para nossa linha de segurança eletrônica pois ele é o nosso primeiro controlador de acesso com reconhecimento facial. Seus grandes diferenciais estão relacionados com a capacidade de armazenamento de até 10.000 faces, com a identificação de rosto vivo e ainda com a funcionalidade interfone SIP integrado. Assim, em resumo, estes recursos fazem com que o aparelho possa ser instalado tanto em um ambiente corporativo quanto residencial, sem a necessidade de módulos adicionais para adaptação à tecnologia destes locais.

Em sua avaliação, o reconhecimento facial veio para ficar?

O reconhecimento facial é uma tecnologia que já vem ganhando espaço no mundo da segurança eletrônica há algum tempo e, recentemente, com a pandemia do coronavírus, esse movimento se intensificou, principalmente porque ele é uma forma de garantir o controle de acesso sem precisar de um contato direto do usuário com o aparelho. Vale dizer também que seu uso acaba sendo mais prático que outras formas de identificação (impressão digital ou cartão RFID), pois para se autenticar, basta se posicionar na frente do equipamento. Assim, devido ao seu alto nível de precisão, comodidade de uso e operação livre de toques no produto, acredito que a tecnologia do reconhecimento facial estará fortemente presente nos próximos anos em nosso cotidiano.

A empresa faz pesquisas de satisfação? Em geral, os clientes relatam estar satisfeitos com os produtos desenvolvidos?

A Control iD realiza constantemente pesquisas de satisfação com os clientes e os resultados sempre se mostraram bastante positivos. Os produtos da companhia têm ganhado cada vez mais notoriedade nas suas áreas de atuação por apresentarem soluções inovadoras, de extrema qualidade e com preços acessíveis que, normalmente, são até mais baratos que as opções disponíveis no mercado. Ainda, vale destacar que todos os processos da empresa seguem o sistema de gestão de qualidade ISO 9001 e, portanto, tem-se uma contínua otimização nas etapas internas que reflete diretamente na percepção positiva dos consumidores em relação à marca Control iD.

Quais as tendências em controle de acesso, automação comercial e controle de ponto para os próximos anos?

Apesar do cenário econômico difícil devido à pandemia do coronavírus, nós acreditamos que as três áreas de atuação da empresa continuarão crescendo de maneira significativa nos próximos anos. Para o controle de acesso, cada vez mais será preciso desenvolver soluções que aumentem a automatização e a segurança de um determinado local. Para a automação comercial, o avanço das tecnologias exigem que o processo de venda e compra como um todo seja mais moderno e inovador. Para o controle de ponto, sempre será necessário o monitoramento das horas trabalhadas pelos funcionários para garantir não só o cumprimento das leis trabalhistas, mas também o pagamento correto dos serviços prestados. Desta forma, em resumo, podemos dizer que os três setores permanecerão em constante evolução e com uma demanda cada vez maior de funcionalidades integradas em um só aparelho.

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