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Comunicação corporativa: descubra o que é e como implementar na sua empresa

Você, provavelmente, já escutou, leu e até usou o termo. Mas, afinal, você realmente sabe dizer o que é comunicação corporativa?

 

É comum que as pessoas confundam a comunicação corporativa com a comunicação interna. Mas não. Hoje – além de sanar as dúvidas e explicar o que é – vamos te dizer o que é necessário para uma comunicação corporativa eficaz.

Pronto(a)? Então, vamos lá…

Primeiramente: a comunicação corporativa trata de toda a comunicação institucional da marca ou da empresa; dentro e fora [da empresa], ela envolve todos os tipos de público.

Ou seja, a comunicação corporativa não é a assessoria de imprensa, ela envolve outros tipos comunicação, por exemplo: comunicação interna, comunicação com investidores, influenciadores da marca (artistas, blogueiros profissionais e amadores, youtubers) e a comunicação com os clientes.

O objetivo da comunicação corporativa é melhorar a visibilidade e a reputação da marca para seus públicos-alvo.

Comunicação corporativa: EXTERNA X INTERNA

Direcionar corretamente a comunicação empresarial interna e externa é um desafio. É preciso um bom planejamento e boas ferramentas para fazer um trabalho integrado e coerente com o que a organização tem de valores e objetivos.

Um dos riscos da falta deste planejamento é confundir os públicos e acabar veiculando externamente uma informação que deveria ser interna, por exemplo.

No entanto, elas têm algo parecido: carecem do engajamento do público!

Comunicação externa

A maneira de se comunicar influencia na vantagem competitiva da empresa.

Então, você precisa conhecer o seu público-alvo para conseguir desenvolver a sua persona. Este passo é importante não só para estabelecer um contato de maneira mais precisa, mas para identificar a necessidade de adaptar seus produtos e serviços de acordo com o que o cliente espera.

Estamos falando de impactos para: o posicionamento da marca, a conquista de novos clientes e o fechamento de novas parcerias.

Comunicação interna

Os canais de contato com o público interno são muitos e não precisam ficar nos tradicionais e-mails e quadros de avisos.

Bons exemplos de ferramentas que podem incrementar o plano de comunicação da empresa são soluções digitais, tais como as redes sociais corporativas, a intranet, entre outros aplicativos de gerenciamento.

Lembra que falamos sobre engajamento? Para a sua comunicação interna ser eficaz e você colher frutos desta estratégia, é extremamente necessário que os colaboradores se sintam à vontade para opinar, conversar entre si e, principalmente, contribuir para a cultura organizacional.

Sim, contribuir. Foi-se o tempo em que a comunicação empresarial era descendente (quando ocorre de cima para baixo, do gestor para seus liderados.

A comunicação ocorre de várias formas dentro de uma empresa, basta saber qual o melhor tipo de comunicação para usar em casa situação.

Tendo em mente que cada tipo de público exige um tipo de comunicação diferente, vamos às dicas:

1 – Tenha um plano de comunicação estratégica

Parece óbvio, mas não custa falar: é ele quem dirá quem é o público-alvo, o tipo de mensagem que é mais adequada e até mesmo quais os veículos ideais para a divulgação.

Um bom plano de comunicação possibilita direcionar a comunicação com mais precisão.

Ele permite avaliar o mercado e torna o trabalho mais eficiente – e duradouro.

Quando a estratégia é bem pensada no início, as ações seguidas podem ser pensadas e desenvolvidas com muito mais facilidade, rapidez e até poupar o tempo dos profissionais envolvidos

2 – Você pode trabalhar com as plataformas online e offline

As pessoas passam bastante tempo conectadas. Alcançá-las de maneira digital é o jeito mais eficiente, barato e rápido: websites, e-mails, redes sociais, anúncios, blogs… Opção não falta!

Mas o offline também tem o seu valor. Com a intenção de comunicar e/ou oferecer um serviço (ou produto) por meio da comunicação em massa, você pode apostar em recursos como outdoors, panfletos, quadro de recados, anúncios em jornais, revistas, rádio ou televisão.

3- Acompanhe os resultados de perto

Não adianta ter um planejamento redondinho se você não sabe quais os seus resultados!

A dica é estar sempre atento aos dados que você tem acesso. Isso vai desde as informações do seu site no Google Analytics , até o feedback do público – consumidores, colaboradores, fornecedores etc.

Procure definir indicadores-chave de performance (KPIs, em inglês). Como o próprio nome diz: são dados-chave que indicam se os objetivos da empresa estão sendo cumpridos.

4- Atenção aos ruídos, porque vão aparecer!

O ato de comunicar envolve lidar com ruídos. Tanto para o público externo quanto para o interno, falhas na comunicação são comuns: uma palavra mal interpretada, uma posição que a empresa tomou e não agradou o público…

Para diminuir o ruído interno, muitas empresas fazem feedback com seus funcionários. É uma forma de ouvir, tomar nota e alinhar as expectativas para os próximos projetos.

5- Utilize ferramentas adequadas

As novas tecnologias estão impactando tanto o setor de marketing quanto o de RH das empresas.

O desenvolvimento de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) possibilitou uma maior difusão das informações.

Com este avanço, algumas dificuldades começaram a aparecer, entre elas: facilitar o acesso, compilar os principais dados e informações em uma mesma ferramenta, manter a segurança dos dados etc.

Algumas tendências estão transformando o jeito como a comunicação das empresas funciona:

Os usuários preferem assistir a um vídeo sobre determinado produto, ao invés de ler um texto;

Muitos executivos dizem acreditar que a Inteligência Artificial (IA) será usada ativamente em seus negócios nos próximos 3 anos;

Consumidores afirmam que a empresa deve estar disponível em chats 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Dito isso, vale a pena considerar as seguintes soluções para o seu plano de comunicação:

Mobile: sabemos do poder e da amplitude do mobile. Pense de que forma campanhas internas e externas podem ser veiculadas.

Big data: o uso de plataformas centralizadas para a coleta de informações, tanto dos clientes quanto dos colaboradores é muito útil. Acesso fácil e seguro a informações que podem ser utilizadas em eventos futuros.

Inteligência artificial: permite que estratégias sejam adotadas com mais rapidez e agilidade! A automação de processos, tanto internos quanto externos, poupa tempo (e recursos), além de facilitar a comunicação entre companhia e público

Chatbot: os chatbots oferecem agilidade no repasse de informações, no atendimento e na fidelização de clientes. Você pode usar o chatbot em diferentes tipos de canais e serviços.

Intranet: esta é uma poderosa ferramenta. Ela ajuda a estimular a comunicação (e a integração) entre as equipes e setores, além de ajudar na implementação de processos para a otimização da rotina da empresa.

Os colaboradores podem acessar informações gerais sobre tudo o que necessitam, quando sempre que precisarem, por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet. Ou seja, ela une todas as dicas acima em uma coisa só.

Não tem erro! Com um sistema como a Intranet Fast é possível centralizar documentos, processos, formulários, notícias da empresa e muitas outras informações relevantes para o desenvolvimento e continuidade dos negócios.

Se a ideia é engajar e integrar a equipe, ganhando produtividade e economia de tempo, você precisa desta ferramenta.

Este artigo é um oferecimento da SimbioX, empresa especializada em ajudar clientes a terem resultados acima da média em comunicação interna, gestão de documentos e RH.

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