Você, provavelmente, já escutou, leu e até usou o termo. Mas, afinal, você realmente sabe dizer o que é comunicação corporativa?
É comum que as pessoas confundam a comunicação corporativa com a comunicação interna. Mas não. Hoje – além de sanar as dúvidas e explicar o que é – vamos te dizer o que é necessário para uma comunicação corporativa eficaz.
Pronto(a)? Então, vamos lá…
Primeiramente: a comunicação corporativa trata de toda a comunicação institucional da marca ou da empresa; dentro e fora [da empresa], ela envolve todos os tipos de público.
Ou seja, a comunicação corporativa não é a assessoria de imprensa, ela envolve outros tipos comunicação, por exemplo: comunicação interna, comunicação com investidores, influenciadores da marca (artistas, blogueiros profissionais e amadores, youtubers) e a comunicação com os clientes.
O objetivo da comunicação corporativa é melhorar a visibilidade e a reputação da marca para seus públicos-alvo.
Direcionar corretamente a comunicação empresarial interna e externa é um desafio. É preciso um bom planejamento e boas ferramentas para fazer um trabalho integrado e coerente com o que a organização tem de valores e objetivos.
Um dos riscos da falta deste planejamento é confundir os públicos e acabar veiculando externamente uma informação que deveria ser interna, por exemplo.
No entanto, elas têm algo parecido: carecem do engajamento do público!
A maneira de se comunicar influencia na vantagem competitiva da empresa.
Então, você precisa conhecer o seu público-alvo para conseguir desenvolver a sua persona. Este passo é importante não só para estabelecer um contato de maneira mais precisa, mas para identificar a necessidade de adaptar seus produtos e serviços de acordo com o que o cliente espera.
Estamos falando de impactos para: o posicionamento da marca, a conquista de novos clientes e o fechamento de novas parcerias.
Os canais de contato com o público interno são muitos e não precisam ficar nos tradicionais e-mails e quadros de avisos.
Bons exemplos de ferramentas que podem incrementar o plano de comunicação da empresa são soluções digitais, tais como as redes sociais corporativas, a intranet, entre outros aplicativos de gerenciamento.
Lembra que falamos sobre engajamento? Para a sua comunicação interna ser eficaz e você colher frutos desta estratégia, é extremamente necessário que os colaboradores se sintam à vontade para opinar, conversar entre si e, principalmente, contribuir para a cultura organizacional.
Sim, contribuir. Foi-se o tempo em que a comunicação empresarial era descendente (quando ocorre de cima para baixo, do gestor para seus liderados.
A comunicação ocorre de várias formas dentro de uma empresa, basta saber qual o melhor tipo de comunicação para usar em casa situação.
Tendo em mente que cada tipo de público exige um tipo de comunicação diferente, vamos às dicas:
Parece óbvio, mas não custa falar: é ele quem dirá quem é o público-alvo, o tipo de mensagem que é mais adequada e até mesmo quais os veículos ideais para a divulgação.
Um bom plano de comunicação possibilita direcionar a comunicação com mais precisão.
Ele permite avaliar o mercado e torna o trabalho mais eficiente – e duradouro.
Quando a estratégia é bem pensada no início, as ações seguidas podem ser pensadas e desenvolvidas com muito mais facilidade, rapidez e até poupar o tempo dos profissionais envolvidos
As pessoas passam bastante tempo conectadas. Alcançá-las de maneira digital é o jeito mais eficiente, barato e rápido: websites, e-mails, redes sociais, anúncios, blogs… Opção não falta!
Mas o offline também tem o seu valor. Com a intenção de comunicar e/ou oferecer um serviço (ou produto) por meio da comunicação em massa, você pode apostar em recursos como outdoors, panfletos, quadro de recados, anúncios em jornais, revistas, rádio ou televisão.
Não adianta ter um planejamento redondinho se você não sabe quais os seus resultados!
A dica é estar sempre atento aos dados que você tem acesso. Isso vai desde as informações do seu site no Google Analytics , até o feedback do público – consumidores, colaboradores, fornecedores etc.
Procure definir indicadores-chave de performance (KPIs, em inglês). Como o próprio nome diz: são dados-chave que indicam se os objetivos da empresa estão sendo cumpridos.
O ato de comunicar envolve lidar com ruídos. Tanto para o público externo quanto para o interno, falhas na comunicação são comuns: uma palavra mal interpretada, uma posição que a empresa tomou e não agradou o público…
Para diminuir o ruído interno, muitas empresas fazem feedback com seus funcionários. É uma forma de ouvir, tomar nota e alinhar as expectativas para os próximos projetos.
As novas tecnologias estão impactando tanto o setor de marketing quanto o de RH das empresas.
O desenvolvimento de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) possibilitou uma maior difusão das informações.
Com este avanço, algumas dificuldades começaram a aparecer, entre elas: facilitar o acesso, compilar os principais dados e informações em uma mesma ferramenta, manter a segurança dos dados etc.
Algumas tendências estão transformando o jeito como a comunicação das empresas funciona:
Os usuários preferem assistir a um vídeo sobre determinado produto, ao invés de ler um texto;
Muitos executivos dizem acreditar que a Inteligência Artificial (IA) será usada ativamente em seus negócios nos próximos 3 anos;
Consumidores afirmam que a empresa deve estar disponível em chats 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Dito isso, vale a pena considerar as seguintes soluções para o seu plano de comunicação:
Mobile: sabemos do poder e da amplitude do mobile. Pense de que forma campanhas internas e externas podem ser veiculadas.
Big data: o uso de plataformas centralizadas para a coleta de informações, tanto dos clientes quanto dos colaboradores é muito útil. Acesso fácil e seguro a informações que podem ser utilizadas em eventos futuros.
Inteligência artificial: permite que estratégias sejam adotadas com mais rapidez e agilidade! A automação de processos, tanto internos quanto externos, poupa tempo (e recursos), além de facilitar a comunicação entre companhia e público
Chatbot: os chatbots oferecem agilidade no repasse de informações, no atendimento e na fidelização de clientes. Você pode usar o chatbot em diferentes tipos de canais e serviços.
Intranet: esta é uma poderosa ferramenta. Ela ajuda a estimular a comunicação (e a integração) entre as equipes e setores, além de ajudar na implementação de processos para a otimização da rotina da empresa.
Os colaboradores podem acessar informações gerais sobre tudo o que necessitam, quando sempre que precisarem, por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet. Ou seja, ela une todas as dicas acima em uma coisa só.
Não tem erro! Com um sistema como a Intranet Fast é possível centralizar documentos, processos, formulários, notícias da empresa e muitas outras informações relevantes para o desenvolvimento e continuidade dos negócios.
Se a ideia é engajar e integrar a equipe, ganhando produtividade e economia de tempo, você precisa desta ferramenta.
Este artigo é um oferecimento da SimbioX, empresa especializada em ajudar clientes a terem resultados acima da média em comunicação interna, gestão de documentos e RH.
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