O atendimento ao público, a qualidade do produto e o bom preço compõem o tripé de sucesso de um empreendimento comercial.
A falha em qualquer um desses quesitos pode por tudo a perder. Neste post, abordaremos 5 erros imperdoáveis que comprometem o primeiro pilar: o atendimento ao cliente.
Falta de transparência
Ninguém gosta de ser enganado.
Falsas ofertas, pegadinhas e promoções enganosas são muito comuns e comprometem a fidelização, uma das relações mais difíceis de conquistar com o cliente.
Esta falta de transparência é muito comum em épocas de hiperofertas, como a black friday. O preço da mercadoria sobe algumas semanas antes e “despenca” depois, de volta ao valor original. É o famoso “preço pela metade do dobro”.
Com o avanço da internet e das mídias sociais, manobras deste tipo são percebidas com muita facilidade, e o consumidor logo denuncia o engano para outros compradores.
Uma política honesta de gestão de preços é um primeiro passo para conquistar a confiança do público.
Falta de flexibilidade nas formas de pagamento
Em estabelecimentos menores, ainda é comum certa falta de flexibilidade quanto às formas de pagamento: locais que não aceitam cartão ou cobram mais caro para passá-lo e empreendimentos que ainda não aderiram ao Pix.
Com tantas formas digitais de receber pela venda e com as restrições de contato impostas pela pandemia de coronavírus, o atendimento no varejo precisa entrar de cabeça nas transações pelos dispositivos móveis, sem se descuidar dos meios convencionais, como o dinheiro em espécie.
Desorganização nos procedimentos
Embora muita gente sinta prazer em fazer compras, não é assim com todo mundo. Muitos consumidores vão aos supermercados e às lojas de departamento com pressa, apenas para resolver problemas ou comprar insumos básicos.
Nessa hora, nada pior do que enfrentar filas desnecessárias ou não achar o produto de que precisa, erros clássicos de atendimento ao cliente.
A organização na exposição dos itens, na informação sobre os preços e na automação comercial que sincroniza estoque, vendas e frente de caixa são essenciais para evitar esse transtorno.
A impressora térmica não fiscal é um equipamento importante que ajuda na distribuição de senhas em filas e também na emissão de comprovantes de venda. A Print iD e a Print iD Touch, da Control iD, são dois modelos que garantem impressão rápida, com alta performance, excelente qualidade e guilhotina com corte automático.
Falta de limpeza e manutenção no PDV
Estabelecimentos comerciais precisam ser atraentes e confortáveis o suficiente para recepcionar bem o grande público. A falta de manutenção faz com que o comprador tenha pressa em ir embora ou até mesmo nem voltar ali.
O lugar não precisa ser suntuoso ou extravagante, mas o mínimo de limpeza, cuidado e conservação são fundamentais para causar boa impressão.
Com a pandemia de coronavírus, a busca por locais que se preocupam com a higienização das próprias instalações também aumentou.
Falta de pessoal treinado para o atendimento
Não é fácil ser vendedor, é verdade. Muitos compradores não são nada educados, mas infelizmente a recíproca não pode ser verdadeira. O vendedor e demais funcionários da loja devem estar preparados para exercer a gentileza e a empatia no atendimento, com conhecimento sobre os itens vendidos e com honestidade sobre a qualidade do que está sendo ofertado.
Colaboradores bem preparados e educados conseguem fazer da compra um ato prazeroso, e que certamente será repetido outras vezes se causar boas lembranças.