5 tipos de controle de acesso que você precisa conhecer

5 tipos de controle de acesso que você precisa conhecer

Se você pensou que este post apresenta as diferenças entre o controle de acesso manual e o controle de acesso digital, se enganou. A esta altura do campeonato (e dos avanços tecnológicos), acreditamos que você já entendeu a importância de investir em um sistema automatizado de controle de acesso, que garanta segurança e rapidez nos procedimentos de triagem e permissão em condomínios, empresas e edifícios corporativos.

Dito isto, pretendemos apresentar neste post cinco tipos de controle de acesso digital, a partir de suas formas de identificação. De quebra, vamos mostrar ainda cinco soluções que se adequam a cada um desses instrumentos.

Vamos lá?

variedades do sistema de controle de acesso

Conforme o nome sugere, estamos falando de dispositivos que asseguram a identificação de usuários a partir de uma característica única – a impressão digital.

Este método é bastante seguro e eficiente, uma vez que a leitura das digitais é um procedimento rápido e muito adequado para situações de alto fluxo de pessoas, como portarias, recepções e estacionamentos.

As digitais são cadastradas previamente e vinculadas a permissões permanentes ou temporárias.

O iD Acess Pro, da Control iD, garante o processamento e a identificação de até 100.000 digitais, e possui um display exclusivo de 3,5’’. 

O software web embarcado auxilia a gestão das regras de acesso, sem a necessidade de aplicação externa.

controle de acesso biométrico

Bastante utilizado em condomínios e empresas, consiste na leitura de um cartão (MIFARE, ASK 125 kHz ou HID) pela simples aproximação com o display.

A vantagem é que o cartão pode ser personalizado com a marca da empresa ou com dados pessoais do profissional, funcionando também como um crachá.

No caso dos residenciais, pode ser fornecido em caráter permanente para moradores e em caráter temporário para visitantes e prestadores de serviço.

Também pode ajudar no acesso a áreas comuns, como piscinas, saunas e academias.

O iDAcess Pro Prox, além de possibilitar a identificação por cartão de proximidade, também possibilita a inclusão de vários perfis e permissões, assim como os demais itens da linha.

Eis um controlador básico e de alta performance, ideal para controlar o acesso a ambientes privativos em que seja necessária a concessão de uma senha para o usuário, como estoques, cofres e salas de acesso restrito.

No dia a dia de empreendimentos comerciais e residenciais, também funciona muito bem para o controle em portarias e recepções, como método exclusivo ou complementar de identificação.

O iDTouch é um dispositivo compacto e perfeito para estas situações, com capacidade de gerenciar sozinho a entrada e a saída de até 1 mil pessoas.

Outra forma de identificação biométrica, o reconhecimento facial permite a liberação de permissões a partir de um cadastro prévio do rosto do interessado. 

O iDFace se vale das mais novas tecnologias para identificar até 10 mil faces, com capacidade de verificar se se trata de um rosto vivo/em movimento ou uma fraude (a foto da pessoa, por exemplo).

Para a comunicação externa, o aparelho conta com interfone integrado e conexões TCP/IP, USB, Wi-Fi e Bluetooth – essas duas últimas opcionais.

Por meio de uma antena UHF, veículos que portarem uma TAG autorizada conseguem entrar em áreas de acesso restrito, mediante cadastro prévio. O item vem se tornando indispensável em condomínios com alta circulação de moradores e visitantes.

O iDUHF tem proteção IP65 e faz a leitura de TAGs localizadas até 15 metros de distância, com capacidade de armazenamento de até 200 mil usuários.

Estes cinco métodos de controle de acesso podem ser adotados de maneira única ou complementar, de acordo com o projeto desenvolvido pela equipe de engenharia de segurança do estabelecimento. 

Seguros e com alta performance, todos os equipamentos da Control iD podem ser associados a um software de controle de acesso, o iDSecure, que permite a gestão remota e integrada de permissões.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários