Controle de Acesso

Controle de acesso por tags veiculares: como funciona?

Quem mora em condomínios ou acessa com frequência edifícios corporativos sabe que não é apenas o cidadão que precisa ter permissão para entrar em determinados locais: o seu carro também deve ser cadastrado previamente para poder circular em garagens e estacionamentos.

Antigamente, esse cadastro era feito de maneira manual e, a bem da verdade, o usuário entrava em seu prédio em qualquer carro, o que favorecia a ação criminosa e criava queixas frequentes nas assembleias de condomínio.

Mais recentemente, vários instrumentos foram criados para garantir que o morador ou funcionário da empresa entre no edifício/condomínio com o carro certo, assegurando simultaneamente a identificação do usuário e de seu veículo.

É aí que entra o controle de acesso por tags veiculares – tema deste post.

De um lado, o proprietário do automóvel instala um adesivo com informações criptografadas, semelhante ao que já é utilizado nas praças de cobrança automática de pedágio.

De outro, a administradora precisa garantir um modelo eficiente de leitura desta tag para permitir a abertura imediata da cancela, clausura ou qualquer outro dispositivo de controle de acesso.

Mas isso tem que funcionar bem: poucas coisas são mais desagradáveis na entrada de um condomínio do que sistemas de controle de acesso anacrônicos ou que não se comunicam entre si, provocando filas justamente de moradores, que tecnicamente não deveriam ter dificuldade de entrar em casa.

Controle de acesso com tags veiculares na Control iD

A Control iD, sempre protagonista das iControle de acesso por tags veiculares: como funciona?novações de mercado neste segmento, lançou o iDUHF – controlador de acesso com leitor UHF capaz de fazer a leitura de TAGs localizadas a até 15 metros de distância. 

O iDUHF associado às tags veiculares resolveu um problema crônico dos condomínios residenciais, que é a identificação dos automóveis que circulam por ali.

Conheça um pouco mais de suas principais características:

  • Quantidade de usuários: capacidade para mais de 200 mil usuários cadastrados;
  • Regras de acesso personalizáveis: é possível agregar dias e horários para liberar o acesso de maneira personalizada a moradores, visitantes, prestadores de serviço em dias e horários específicos, bem como em portarias específicas;
  • Leitor UHF: como mencionado, a antena tem capacidade para ler TAGs posicionadas a até 15 metros de distância, o que possibilita a leitura ágil e o franqueamento imediato do acesso aos veículos autorizados;
  • Software web integrado: exclusivo programa de gerenciamento de controle de acesso via browser;
  • Fácil instalação: o equipamento é instalado com facilidade em portarias de edifícios corporativos e residenciais. A antena tem proteção IP65, o que garante resistência e durabilidade por muito tempo.
  • Comanda a abertura diretamente: operando como um controlador autônomo, a antena permite ou restringe acessos sem depender da intervenção humana ou de outros dispositivos de controle  de acesso presentes posteriormente para identificação específica do motorista, como biometria, senhas, proximidade, reconhecimento facial, etc.

Adquirida a antena, bastará o cadastro dos veículos e o fornecimento das TAGs, que já são de familiaridade de muitos condutores.

Feito isso, o condomínio ou o edifício empresarial garantirá de maneira integrada e simultânea o reconhecimento dos cidadãos e de seus carros, assegurando segurança para todos e eliminando uma das pautas mais frequentes das assembleias de proprietários…

Este post foi modificado em 17/12/2020

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