A adoção do controle de acesso no ambiente empresarial é uma solução inteligente para aumentar a segurança patrimonial e dos procedimentos internos adotados no mundo corporativo.
Neste post, vamos apresentar seis bons motivos para que esse sistema faça parte de sua empresa.
Antes disso, é sempre bom lembrar o que é o controle de acesso.
Em linhas gerais, o controle de acesso é um instrumento que permite a entrada apenas de pessoal autorizado em ambientes públicos e privados.
Esse mecanismo pode ser adotado em qualquer ambiente em que a frequência do público não seja irrestrita – ou seja, em que é permitido definir quem pode e quem não pode acessar determinados espaços.
Revolucionado pela transformação digital, o controle de acesso é cada vez mais utilizado em condomínios, clubes de serviço, academias, edifícios corporativos e espaços públicos como museus e teatros.
O sistema funciona como dispositivos que fazem a identificação do usuário de diversas formas (biometria, cartão de proximidade, senhas, etc.), relacionados com barreiras físicas, como catracas, cancelas, torniquetes, entre outras.
Mas por que os sistemas de controle de acesso são indicados para empresas?
Mesmo que a empresa não guarde em sua sede bens e outros itens de valor, é imperioso preservar o patrimônio instalado (equipamentos) e os dados gerados ali.
A adoção do controle de acesso afugenta a ação criminosa, agrega valor à sede da organização e rende pontos nos programas de controle de qualidade e certificações.
Ao controlar o acesso de funcionários, a empresa consegue gerenciar permissões e impedir a entrada de ex-colaboradores, por exemplo.
O mesmo vale para clientes e outros frequentadores eventuais.
É claro que você não precisa controlar a entrada de consumidores se o seu negócio é um supermercado – mas pode e deve fazer essa triagem em estabelecimentos que demandam o pagamento de mensalidades, como clubes, academias e escolas privadas.
Empresas de médio e grande portes possuem vários setores com acesso restrito: estoques, cofres, centros de documentação, estacionamentos, etc.
Mesmo que o negócio seja de “porta aberta”, como os supermercados, é preciso garantir a segurança nessas áreas em que o público em geral não pode ir. Mais um ponto positivo para o controle de acesso!
Os insumos físicos e o legado da empresa ficam mais preservados quando há uma gestão mais correta da sede da corporação.
Entradas constantes de pessoal não-autorizado e furtos e roubos sucessivos contribuem para a depreciação do patrimônio instalado da organização.
Empreendimentos que funcionam o dia todo precisam ainda mais de instrumentos de controle de acesso, que em alguns casos dispensam ou diminuem a necessidade de segurança e vigilância patrimonial instalada.
A segurança de veículos de funcionários e frequentadores é mais garantida com a adoção de controladores de acesso em estacionamentos, como o controlador de acesso com antena UHF que faz o reconhecimento por meio de TAGs veiculares.
Cancelas com botoeiras também são muito bem-vindas em estacionamentos para clientes, principalmente quando associadas a impressoras térmicas que emitem tíquetes.
A Control iD tem os melhores dispositivos de controle de acesso, com várias formas de identificação de usuários – biometria, cartões de proximidade e barras, leitores UHF para veículos e acessórios.
Conheça toda a linha aqui.
Este post foi modificado em 27/05/2021
A liderança positiva no ambiente corporativo surgiu para substituir modelos autoritários e criar abordagens mais humanas e colaborativas. Cada vez…
A gestão eficiente da jornada de trabalho é um dos maiores desafios enfrentados por empresas de todos os tamanhos. Falhas…
Criatividade é um dos pilares fundamentais para transformar o RH em um agente estratégico de inovação. Em um mercado competitivo…
Comentários