Um sistema de controle de acesso depende basicamente de três itens: o dispositivo que faz a restrição – catraca, cancela, clausura, porta, etc. – acompanhado de uma ferramenta de identificação (biometria, cartões de proximidade, senhas), e um software que gerencie as permissões e o histórico.
Entretanto, para que o sistema funcione de maneira adequada, é preciso dispor de alguns acessórios que são entregues aos usuários para que o controle de acesso seja efetivado. Neste post, citaremos os principais deles
Esse dispositivo também conhecido como tag de proximidade contém um chip interno que carrega as informações do usuário autorizado a entrar no local.
Como o nome sugere, basta a aproximação do chaveiro na leitora para que a permissão seja concedida.
A vantagem do chaveiro é que ele pode carregar as chaves do carro ou de uma porta da residência, dispensando o uso de mais de um instrumento, como controles ou cartões.
Os chaveiros da Control iD são compatíveis com as tecnologias ASK 125 kHz e MIFARE 13.56 MHz e estão disponíveis nas cores preta e azul e estão aptos para funcionar com os controladores de acesso por proximidade.
Baseado na mesma tecnologia anterior, o cartão é uma boa opção para ambientes corporativos ou outros locais que demandam restrição no controle de acesso.
O objeto pode ainda ser personalizado com a marca da empresa e/ou funcionar como crachá de identificação.
Também são compatíveis com os controladores de acesso da Control iD que fazem a leitura por proximidade.
As botoeiras são botões que funcionam com ou sem contato físico e que liberam o acesso a partir de duas formas.
A botoeira sem contato da Control iD permite a liberação de usuários apenas pela aproximação da mão, sem a necessidade de encostar no aparelho. Isso é possível graças ao infravermelho presente no dispositivo.
Já a botoeira mecânica de inox é um interruptor elétrico (alimentação de 12V), que opera como acionador de fechaduras. Pode ser um importante aliado em clausuras, por exemplo, liberando a porta de saída ou de entrada depois que o usuário já passou pelo primeiro acesso.
Este dispositivo é compatível com portas de madeira, vidro e metal e também está associado a controladores de acesso e botoeiras. Ao conceder a autorização para entrar em determinado espaço, o controlador envia um comando para a fechadura que abre a porta automaticamente. Já a botoeira não tem controle de usuários e pode ser usada preferencialmente como acionamento da saída.
A Control iD tem dois modelos – um com força de atraque (capacidade de manter-se presa) de 110 Kgf e o outro com força de atraque de 170 Kgf. Conheça melhor nos links a fechadura eletroímã EIM iDPro e a fechadura eletroímã EIM iDLITE.
Um bom leitor de QR Code portátil pode se adaptar a diferentes situações, como controle de acesso a locais com restrição temporária ou eventos. Devem operar junto com controladores e softwares de acesso. O leitor da Control iD tem conexão USB, o que o torna ainda mais versátil.
Com estes acessórios, o condomínio, a empresa ou evento estarão ainda mais seguros, permitindo a entrada apenas de pessoal autorizado de uma maneira simples, eficiente e integrada.
Este post foi modificado em 17/12/2020
A liderança positiva no ambiente corporativo surgiu para substituir modelos autoritários e criar abordagens mais humanas e colaborativas. Cada vez…
A gestão eficiente da jornada de trabalho é um dos maiores desafios enfrentados por empresas de todos os tamanhos. Falhas…
Criatividade é um dos pilares fundamentais para transformar o RH em um agente estratégico de inovação. Em um mercado competitivo…
Comentários