Relógios de ponto com identificação de biometria estão entre as preferências das empresas para controlar a jornada de seus colaboradores. Eficientes e imunes a fraudes, os equipamentos dão segurança a empregados e empregadores. Muitos responsáveis pelos departamentos pessoais, contudo, pensam que o registro de dados dos profissionais é uma tarefa complexa, o que pretendemos demonstrar neste post que não é verdade.
A identificação biométrica é aquele mecanismo que se vale de características individuais e irrepetíveis para confirmar a identidade de uma pessoa.
A impressão digital é o método mais comum, mas existem outros, como a biometria da íris ou o reconhecimento facial.
No caso das digitais, o cadastro dos funcionários não é uma tarefa complexa, mas algumas medidas realizadas antes, durante e depois podem ajudar a evitar erros e filas.
Caso a empresa já esteja estabelecida e agora vai migrar o controle de jornadas para a identificação biométrica, será necessário marcar um “mutirão” de identificação para todos os colaboradores. Se não for algo organizado, o processo pode demorar muitos dias ou tomar muito tempo dos funcionários.
Por isso, é importante que o procedimento seja feito em escalas, de preferência por setores, sem desguarnecer todas as áreas da empresa ao mesmo tempo. Dentro das repartições, os funcionários podem se organizar para sair das salas em ordem alfabética, por exemplo.
O cadastro dos dedos é feito por um profissional do departamento pessoal, acompanhado de uma planilha impressa ou digital com o nome de todos os colaboradores. Ao final do processo, é importante que o trabalhador assine seu comparecimento.
Os dedos são higienizados antes e depois do processo. Esta etapa é ainda mais importante diante das medidas sanitárias recomendadas durante a pandemia de coronavírus. O ideal é que mais de um (ou todos) os dedos sejam cadastrados.
Na hora do cadastro, é comum funcionários relatarem que “não têm impressão digital”. Na verdade, o que essas pessoas querem dizer que é as marcas nos dedos não são tão sobressalentes ou possuem falhas por conta de acidentes e corrosões. Profissionais que trabalham com graxa, giz, gesso e produtos de limpeza estão expostos a este tipo de situação, que é rara. Por essas e outras, um equipamento com múltiplas formas de identificação é sempre mais recomendado.
Feito o cadastro, a identificação do profissional estará armazenada no relógio durante todo seu período de permanência nos quadros da empresa.
Os relógios de ponto da Control iD são muito funcionais e aceitam até 10 milhões de marcações diferentes, de modo que é praticamente impossível esgotar sua capacidade.
Os equipamentos aceitam identificação pelas digitais, por cartão de proximidade, por códigos de barras e por senhas (ideais para os funcionários “sem digitais”).
É indicado que todos os mecanismos sejam cadastrados. As informações são lançadas no relógio acompanhadas do nome e do PIS do trabalhador. Na medida em que digitais, senhas e chaves são colocadas no relógio, o funcionário vai ganhando novas “letras” em seu registro no relógio. Um usuário sem registro algum terá na tela os números 0000. Já um usuário com todos os registros possíveis será apontado com o código 5PBS, correspondente a 5 dedos, cartão de proximidade, código de barras e senha. Um ou mais profissionais do RH são habilitados com a função de administrador, justamente para ter os privilégios necessários para habilitar os demais.
No caso dos relógios da Control iD, os dados podem ser armazenados em nuvem e nunca mais se perdem. Os funcionários têm mais de uma forma de se identificar e recebem o comprovante de entrada e saída, de acordo com as normas técnicas.
Segurança e eficiência essenciais para o controle de jornada de sua empresa. Agora que você já viu o quanto é fácil cadastrar a biometria de seus profissionais, acesse nosso site e faça um orçamento.
Quer mais informações? Então dê uma olhada neste tutorial super simples e aprenda a cadastrar a biometria no relógio de ponto.
A gestão eficiente da jornada de trabalho é um dos maiores desafios enfrentados por empresas de todos os tamanhos. Falhas…
Criatividade é um dos pilares fundamentais para transformar o RH em um agente estratégico de inovação. Em um mercado competitivo…
Garantir a segurança em empresas e organizações é uma prioridade crescente, especialmente quando se trata de controlar o acesso a…
Comentários