A automação comercial é um caminho sem volta no varejo. Por meio desse investimento, o comerciante consegue otimizar o trabalho em praticamente todo o Ponto de Venda, dos estoques à frente de caixa.
Muitos empreendedores se veem reticentes em partir para esse caminho, imaginando que a automação comercial é muito cara ou que não traz retornos imediatos.
A grande vantagem é que a transformação digital no negócio não precisa ser feita de uma vez e, em alguns casos, o retorno é imediato sim.
Separamos oito entre várias outras vantagens da automação comercial em seu estabelecimento.
A informatização de estoques, sincronizada com a saída de produtos no PDV, oferece ao final do dia um mapa das vendas e pode gerar alertas sobre a necessidade de reposição ou de produtos próximos do vencimento.
Antigamente, esse incremento era uma prerrogativa de estabelecimentos maiores.
Hoje há programas mais simples, voltados para todos os portes de lojas.
A automação comercial em pequenos, médios e grandes supermercados ajuda na organização de filas para pedidos de produtos a granel em áreas como açougues, peixarias, padarias, rotisserie, entre outras.
Uma boa impressora térmica não fiscal e um painel eletrônico dão conta do recado.
A melhor forma de controlar o fluxo de veículos em um estabelecimento que faz controle de acesso é fornecendo um tíquete para ser validado na saída, o que pode ser feito por impressoras não fiscais.
Ainda que a loja não cobre pela guarda dos automóveis, consegue garantir que apenas carros que vão frequentar o espaço parem ali.
Aplicativos comerciais conseguem organizar o fluxo de caixa, as entradas e as saídas em tempo real.
Isso permite estabelecer planejamentos a curto, médio e longo prazos, sem a necessidade de fazer cálculos manuais exaustivos.
A integração de produtos, preços e clientes fiéis é a bola da vez no varejo, e você não conseguirá fazer isso sem controle de estoque e um sistema eficiente de comunicação com o consumidor, normalmente gerenciado por um bom aplicativo.
O cliente vai até a loja por conta de um ou outro produto que está em oferta, e acaba vendo outras coisas.
Ainda que a figura do contador continue necessária, já não é mais obrigatório (nem indicado!) informar manualmente todas as vendas à Receita e aos demais órgãos de controle.
O Sat Fiscal faz muito bem essa operação no Estado de São Paulo, liberando os colaboradores para outras atividades estratégicas.
Automação ligada à frente de caixa, o self checkout dá mais autonomia ao consumidor, sobretudo nas pequenas compras.
Nesse sistema, o cliente faz a compra e paga na saída da loja, sem a intermediação humana, liberando os caixas convencionais para as compras maiores.
Computador ligado a um aplicativo comercial, máquina de cartão, leitor de código de barras e impressora não fiscal bastam para um bom sistema de self checkout
Boas ferramentas de compras digitais interligadas à loja possibilitam que o cliente faça a aquisição sem sair de casa.
Na outra ponta, o colaborador recebe o pedido, escolhe os produtos e providencia a entrega – tudo muito rápido e organizado.
Eis apenas oito de várias outras vantagens da automação comercial que, como mencionamos, é um caminho sem volta.
A Control iD tem vários itens que pode ajudá-lo nessa transformação digital:
As impressoras térmicas não fiscais atuam na impressão de comprovantes de vendas, senhas, tíquetes, pedidos e outros documentos.
Equipamento obrigatório no Estado de São Paulo, o Sat Fiscal faz a ponte entre a loja e o Fisco paulista de maneira rápida, sincronizada e segura.
O leitor biométrico auxilia na identificação de profissionais e na liberação de serviços específicos no estoque, na frente de caixa e em outros pontos da loja.
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