A automação comercial é um caminho sem volta no varejo. Por meio desse investimento, o comerciante consegue otimizar o trabalho em praticamente todo o Ponto de Venda, dos estoques à frente de caixa.
Muitos empreendedores se veem reticentes em partir para esse caminho, imaginando que a automação comercial é muito cara ou que não traz retornos imediatos.
A grande vantagem é que a transformação digital no negócio não precisa ser feita de uma vez e, em alguns casos, o retorno é imediato sim.
Separamos oito entre várias outras vantagens da automação comercial em seu estabelecimento.
Controle de estoque
A informatização de estoques, sincronizada com a saída de produtos no PDV, oferece ao final do dia um mapa das vendas e pode gerar alertas sobre a necessidade de reposição ou de produtos próximos do vencimento.
Antigamente, esse incremento era uma prerrogativa de estabelecimentos maiores.
Hoje há programas mais simples, voltados para todos os portes de lojas.
Organização de filas
A automação comercial em pequenos, médios e grandes supermercados ajuda na organização de filas para pedidos de produtos a granel em áreas como açougues, peixarias, padarias, rotisserie, entre outras.
Uma boa impressora térmica não fiscal e um painel eletrônico dão conta do recado.
Gestão do estacionamento
A melhor forma de controlar o fluxo de veículos em um estabelecimento que faz controle de acesso é fornecendo um tíquete para ser validado na saída, o que pode ser feito por impressoras não fiscais.
Ainda que a loja não cobre pela guarda dos automóveis, consegue garantir que apenas carros que vão frequentar o espaço parem ali.
Fluxo de caixa
Aplicativos comerciais conseguem organizar o fluxo de caixa, as entradas e as saídas em tempo real.
Isso permite estabelecer planejamentos a curto, médio e longo prazos, sem a necessidade de fazer cálculos manuais exaustivos.
Clubes de vantagens
A integração de produtos, preços e clientes fiéis é a bola da vez no varejo, e você não conseguirá fazer isso sem controle de estoque e um sistema eficiente de comunicação com o consumidor, normalmente gerenciado por um bom aplicativo.
O cliente vai até a loja por conta de um ou outro produto que está em oferta, e acaba vendo outras coisas.
Cumprimento das obrigações fiscais
Ainda que a figura do contador continue necessária, já não é mais obrigatório (nem indicado!) informar manualmente todas as vendas à Receita e aos demais órgãos de controle.
O Sat Fiscal faz muito bem essa operação no Estado de São Paulo, liberando os colaboradores para outras atividades estratégicas.
Self checkout
Automação ligada à frente de caixa, o self checkout dá mais autonomia ao consumidor, sobretudo nas pequenas compras.
Nesse sistema, o cliente faz a compra e paga na saída da loja, sem a intermediação humana, liberando os caixas convencionais para as compras maiores.
Computador ligado a um aplicativo comercial, máquina de cartão, leitor de código de barras e impressora não fiscal bastam para um bom sistema de self checkout
E-commerce e clique e retire
Boas ferramentas de compras digitais interligadas à loja possibilitam que o cliente faça a aquisição sem sair de casa.
Na outra ponta, o colaborador recebe o pedido, escolhe os produtos e providencia a entrega – tudo muito rápido e organizado.
Eis apenas oito de várias outras vantagens da automação comercial que, como mencionamos, é um caminho sem volta.
A Control iD tem vários itens que pode ajudá-lo nessa transformação digital:
As impressoras térmicas não fiscais atuam na impressão de comprovantes de vendas, senhas, tíquetes, pedidos e outros documentos.
Equipamento obrigatório no Estado de São Paulo, o Sat Fiscal faz a ponte entre a loja e o Fisco paulista de maneira rápida, sincronizada e segura.
O leitor biométrico auxilia na identificação de profissionais e na liberação de serviços específicos no estoque, na frente de caixa e em outros pontos da loja.