A gestão de pessoal é considerada um dos pontos mais delicados dentro das corporações. “Gerenciar pessoas” não é tarefa fácil, porque as diferenças entre personalidades, metas pessoais e perfis de trabalho nem sempre são assimiladas no RH como algo saudável. Medidas simples, no entanto, podem auxiliar no quesito inteligência da gestão – e o registro de ponto é um deles.
Cobrar disciplina do time, ao contrário do que supunham teóricos da administração menos pragmáticos, é sim uma estratégia válida para ganhar a confiança dos colaboradores. Ambientes muito descomprometidos contaminam o quadro de pessoal, que confunde liberdade com falta de regras.
Registro de ponto
O registro de ponto é o cartão de visitas da disciplina: o funcionário sabe que será monitorado e, ao mesmo tempo, tem segurança a respeito do cumprimento de suas jornadas e daquilo que excede do habitual, como as horas-extras. Trata-se, portanto, de uma solução básica de gestão. Vamos às principais vantagens?
Assiduidade como premissa
Todos têm compromissos a honrar, e isso não é demérito para ninguém. Você, como gestor, também cumpre horários e precisa estabelecer determinadas regras, não é mesmo? Então, não há mal nenhum em comprar este ímpeto de seus trabalhadores.
Funcionários que registram ponto têm menos propensão a faltar ou a se atrasar, porque normalmente estes hábitos precisam ser justificados.
Com o registro de ponto simultâneo às entradas e saídas, o RH pode entrar em contato com o colaborador assim que o evento anormal é identificado, ou que gera uma cobrança indesejada.
Ademais, a assiduidade é uma premissa muito importante e que demonstra comprometimento do profissional, cuja mensuração só é possível por meio do controle de ponto.
Controle das horas
Horas-extras indesejadas são melhor monitoradas quando a empresa adota algum sistema de registro de ponto.
A explicação tem a ver com tópico anterior.
Um funcionário que faz hora-extra sem precisar sente-se mais desencorajado a repetir este hábito quando suas horas são acompanhadas pari passu. Ele sabe que deverá dar explicações recorrentes ao RH, e por isso só ficará além do expediente em caso de extrema necessidade.
O software RHiD da Control iD dá ainda uma visão global da vida laboral de seu time, de modo que é possível identificar os setores que as horas estão mais descontroladas.
O Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) é baseado no conceito SaaS (software como um serviço), com todos os dados adicionados em nuvem, com controle mais eficiente de jornadas e remunerações.
Gestão da rotina
O controle de jornadas leva o funcionário a planejar melhor seu dia de trabalho, inclusive com maior expectativa em torno dos intervalos e de outras pausas regulares.
A falta desta engrenagem provoca uma falsa sensação de tranquilidade – de modo que o colaborador acaba deixando tudo para a última hora, por saber que não terá seus prazos controlados.
Além disso, como já expusemos, a aferição da jornada traz segurança para o time, que sabe que sua empresa honrará com todas as obrigações decorrentes das horas excedentes. Isso também motiva o colaborador a estabelecer uma rotina pensada de acordo com seu horário original de trabalho.
Transparência, empatia e rigor
É sim possível conciliar estas três características.
Por meio da gestão da jornada, você conseguirá deixar claro para seu funcionário como o rendimento básico dele é formado, ampliando a transparência sobre os eventos excepcionais, como horas-extras e trabalho em dias especiais.
Ao mesmo tempo, é possível se dedicar a entender situações particulares de funcionários muito produtivos, mas que se atrasam com frequência, abrindo margem para correção de erros sem abrir mão de boas pessoas.
Por fim, o rigor com o horário lembra que todas nossas atividades precisam de dedicação, o que não é diferente no mundo do trabalho. Trata-se de um investimento simbólico em gestão de pessoas, cujos resultados aparecem rapidamente.