A apuração dos horários dos colaboradores e a preparação da folha de pagamento são dois momentos muito importantes do departamento de Recursos Humanos.
Até há pouco tempo, tudo isso era feito de maneira manual. Por sorte, hoje há softwares de tratamento de ponto que ajudam nesses e em outros quesitos.
Os softwares de tratamento (ou apuração) de ponto são programas de computador que atuam em pelo menos três frentes.
Um deles é o cadastro dos horários de trabalho dos colaboradores.
O RHiD, software desenvolvido pela Control iD, permite o cadastro de jornadas múltiplas e complexas, como as dos colaboradores que atuam em 12×36 ou em outros horários alternativos.
Esse cadastro é feito de maneira sincronizada com o relógio eletrônico de ponto, de modo que as informações geradas por ali são as que alimentam o software depois.
Outra funcionalidade do programa de tratamento de ponto é a geração das folhas ou espelhos de ponto: o resumo do comportamento da jornada de cada colaborador, que pode tanto ser entregue para o funcionário, quanto ficar armazenado na empresa.
Esse material traz a descrição diária da jornada dos funcionários: horários de entrada e saída, horas extras, horas faltas e outras eventualidades.
Ao final, já calcula o eventual saldo positivo ou negativo de horas.
É essa planilha que serve de base para a elaboração da folha de pagamento – os dados são “aplicados” ao salário-base do colaborador e os demais cálculos são feitos de maneira automática.
Registro remoto no tratamento de ponto
Por fim, uma outra ferramenta do software de apuração de ponto RHiD é o módulo de ponto mobile.
Desde 2011, é permitida a adoção de métodos alternativos de controle de jornada.
Isso significa que as empresas podem controlar os horários de trabalho de seus funcionários de outras formas que não apenas com o uso de relógios de ponto.
Na prática, a alteração permitiu que mesmo aqueles profissionais que estejam em teletrabalho consigam registrar suas jornadas, desta vez com o uso de aplicativos.
O RHiD possui uma interface exclusiva para os funcionários, que podem baixar o aplicativo em seus telefones celulares.
De uso bastante intuitivo, o programa possui abas de marcação de ponto e a cerca geográfica – instrumento de localização que evita que o profissional registre suas entradas em lugares não combinados com a empresa.
As informações ficam armazenadas em nuvem e são consolidadas pelo RH de maneira igualmente remota, graças ao modelo SaaS (software as a service), que permite o uso do programa a partir de qualquer lugar.
Portanto, o software de tratamento de ponto é uma necessidade de primeira ordem para toda empresa que quer automatizar seus processos mais operacionais, livrando-os de erros que podem causar inclusive ações trabalhistas indesejáveis.
Basta ver que, no Brasil, contendas provocadas por horas extras são as que mais ocasionam processos na Justiça do Trabalho.
Ao adotar o RHiD, associado aos relógios de ponto mais modernos do mercado, a empresa cuidará das duas pontas: o registro dos turnos de trabalho com múltiplos meios de identificação e a consolidação dessas informações no estágio de tratamento do ponto.
Conheça melhor as funcionalidades do programa aqui.