Tendência cada vez mais notável em condomínios e prédios residenciais, as portarias digitais ou remotas representam um mercado que cresce até 150% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). Dotada de sofisticado sistema de comunicação e transmissão de dados, uma portaria digital eficiente precisa contar com controladores de acesso confiáveis.
Antigamente, a segurança dos condomínios era feita por dispositivos e pessoas que nem sempre compunham um mesmo sistema: porteiros, agentes, câmeras, interfones, entre outros personagens e equipamentos. Boa parte dos procedimentos era manual e dependia de elementos humanos para se concretizar.
Portarias digitais e atendimento remoto
As portarias digitais com atendimento remoto nasceu para atender a várias demandas de uma vez só, todas ligadas à automatização de um segmento que a rigor não precisa mais ser empreendido de maneira analógica.
A primeira delas diz respeito à segurança do local. O funcionamento de uma portaria 24 horas por dia pode inibir a ação criminosa, mas também pode favorecê-la. São inúmeros os relatos de porteiros abordados por bandidos que, após rendê-los, conseguiam acessar os condomínios.
Roubos x Portarias digitais
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, os casos de furtos e roubos a condomínios aumentaram mais de 50% entre 2017 e 2018 – última vez em que um levantamento tão particularizado foi divulgado.
As portarias digitais minimizam esse risco porque o atendimento é feito a distância, sem a presença de elemento humano. Caso o acesso não seja liberado, a pessoa não consegue entrar no edifício ou no condomínio.
É daí que decorre a necessidade de o condomínio investir em um competente sistema de controle de acesso.
Controle de acesso e modelo de segurança das portarias digitais
De nada adianta prestar o serviço remoto se o interessado em invadir o prédio consegue burlar o sistema de segurança e identificação da catraca ou da porta-clausura. É necessário investir em um modelo robusto e sem falhas, de modo a transmitir segurança para proprietários, inquilinos e visitantes.
Os dispositivos de controle de acesso da Control iD oferecem essas e outras funcionalidades. Conheça as principais vantagens desses equipamentos para as portarias digitais:
Identificação
O indivíduo que pretende adentrar no condomínio pode ser identificado por biometria, cartões, códigos ou leitores de proximidade.
Esses dados podem ser alimentados a distância, sem a necessidade de intervenção humana no processo.
Caso o cidadão tenha a permissão autorizada, o acesso é garantido com a liberação dos mecanismos de controle de fechaduras, portas e outros dispositivos. Se a permissão não for dada, é possível programar a emissão de um sinal de alerta.
Cada dispositivo é capaz de cadastrar mais de 200 mil usuários.
Flexibilidade
Enquanto os moradores obtêm uma permissão permanente de entrada e saída, visitantes e prestadores de serviço podem receber uma autorização temporária, com dia e hora marcados. Fora desses horários, o acesso é negado.
O próprio morador consegue fazer a liberação – se o condomínio assim permitir – ou a administradora cuida da permissão, tudo feito de maneira remota.
Redução de custos
Os controladores de acesso da Control iD têm os melhores preços do mercado, garantindo a qualidade de um produto desenvolvido por uma experiente equipe de engenharia.
Ao automatizar a portaria do condomínio ou o edifício, você tem outras reduções de custos, como com funcionários ou empresas terceirizadas que precisam cuidar da portaria. Isso não precisa significar substituição de mão-de-obra – os profissionais da portaria podem ser qualificados para exercer outras funções administrativas dentro do prédio.
Design inteligente
Leitores biométricos nem sempre funcionam direito. A incidência de luz solar ou a posição do dedo do visitante muitas vezes criam transtornos. Sol, chuva e poeira também são fatores preocupantes, pois normalmente os dispositivos são colocados em ambientes externos.
Os displays dos equipamentos da Control iD são preparados para evitar estas falhas, e também há a possibilidade de cadastro simultâneo de senhas, cartões e leitores de proximidade. A proteção IP65 também é uma característica perfeita para proteção de intempéries.
O equipamento também chama atenção pelo design inteligente e discreto ao mesmo tempo, garantindo a sofisticação que se espera da entrada de um bom condomínio.
Comunicação
Os controladores de acesso podem estar integrados a outros dispositivos de segurança, bem como a centrais de monitoramento operada a distância.
A comunicação com outros ambientes digitais se dá por meio de Ethernet (10/100 Mbps nativa), USB, comunicação entre o módulo de acionamento externo e o terminal (RS-485), conexão via GPRS e Wi-Fi, sendo estes dois últimos opcionais.
Agora que você já conhece a importância de investir em controle de acesso na automatização da portaria, conheça os outros produtos da Control iD e faça uma cotação com nossos colaboradores.